Controle Financeiro: Expectativa x Realidade

Controle Financeiro: Expectativa x Realidade

O controle financeiro bem feito é a porta de entrada para muitos fatores de sucesso de um negócio. Quem controla bem as suas contas, têm o futuro da empresa na palma da mão, pois vai saber como gastar com segurança. Além disso, fazer uma boa gestão das finanças permite ao empreendedor continuar com o crescimento da organização, minimizando prejuízos e enxergando as oportunidades de investir corretamente.

Falando assim, dá para criar bastante expectativa em torno da estratégia de controle financeiro, mas como isso funciona na prática? Veja como fugir da realidade cruel e alcançar suas expectativas em matéria de gestão financeira dos negócios!

“Preciso saber tudo o que é gasto na minha empresa”

Saber exatamente como sua empresa está gastando deve ser uma expectativa mais baixa, de tão natural que ela precisa ser para o andamento dos negócios.

A realidade, para muitos empreendedores, pode estar distante apenas por falta de cuidado, atenção e conhecimento sobre gestão financeira. Quem quer administrar bem as finanças e saber tudo o que é gasto deve começar por um bom controle de contas. Mas e na realidade, como isso vai acontecer?

O empreendedor precisa registrar detalhadamente tudo que sai do caixa, tudo que entra nele e todas as previsões financeiras que ainda vão cair na conta. Um erro comum de gestão é deixar passar dinheiro que vai entrar ou que precisa sair do fluxo de caixa.

Dessa forma a empresa se atrapalha com as contas, o que pode causar prejuízos graves nas finanças ou até mesmo na lei. Controle de perto os pagamentos, taxas, impostos, inadimplência e tudo o que tem a receber. Só dessa forma é possível começar a ter o controle real da situação do seu negócio.

“Quero cortar e otimizar os gastos da empresa”

Diminuir custos desnecessários é uma expectativa alta que toda empresa tem, constantemente.

Está esperando que o controle financeiro ajude a cortar e otimizar seus gastos? Pode acreditar nessa possibilidade. Para fazer essa expectativa se tornar realidade, desenvolva um método de controlar as finanças do seu negócio de forma eficiente, clara e minuciosa.

O primeiro passo para cortar e otimizar os gastos é saber exatamente como o dinheiro está sendo gasto. Controlar as contas a pagar e receber, ficando sempre de olho no fluxo de caixa, deve ser o foco de qualquer empreendedor. 

Com os números sempre à vista e acompanhados de perto, é possível tomar decisões que vão impactar muito no futuro da empresa. Quem faz um bom controle financeiro sabe mais facilmente onde se gasta mais e consegue tomar decisões mais inteligentes com esses dados.

Fazer um bom controle financeiro é o que vai permitir a clareza necessária para enxergar os maiores gargalos do seu negócio, o que está passando do teto de gastos e, a partir daí, as mudanças necessárias poderão ser feitas.

controle-financeiro-expectativa-realidade

“Vou fazer o controle financeiro mais prático sem perder em eficiência”

Tudo está acontecendo cada vez mais rápido na vida das empresas e dos consumidores. A gestão de qualquer negócio precisa continuar sendo sempre mais ágil para render melhores frutos e conseguir bater a concorrência. Ganhar praticidade, sem perder a eficiência, é o desafio que todo empreendedor precisa atingir.

Na realidade, essa conta não precisa ser difícil de se resolver. Muitos empreendedores podem complicar demais a gestão de suas finanças ou usar métodos antiquados e menos completos, como planilhas simples no Excel ou similares. Mudar essa realidade, pode acreditar: custa bem pouco.

No que diz respeito ao controle financeiro mais prático e eficaz, softwares e ferramentas de gestão são os grandes aliados dos empreendedores. Um bom software de controle financeiro para empresas vai ajudar a organizar os processos e permitir acompanhar os resultados de tudo que vem sendo feito com o dinheiro do negócio.

Em alternativa às planilhas básicas de gestão, o mercado tem softwares cada vez mais completos, fáceis de usar e que concentram tudo o que as empresas precisam controlar sobre sua gestão financeira. E o melhor: a popularização desse tipo de ferramenta significa que eles não custam caro – e toda empresa consegue aproveitar suas vantagens.

“Preciso aprender mais sobre gestão e controle financeiro!”

Seguindo as dicas acima, qualquer empreendedor já estará se aproximando das suas expectativas de um controle financeiro realmente eficiente. Mas é bom ter em mente que é sempre vantajoso continuar aprendendo sobre o assunto.

Quem quer se aprofundar de verdade no assunto e maximizar o potencial da sua gestão financeira, pode recorrer a livros sobre o tema e pesquisar em blogs especializados para aprender diretamente com quem entende do assunto.

Mudar a realidade das suas finanças está nas suas mãos, basta se dedicar bastante e trabalhar com o máximo de organização para controlar de verdade a situação e o futuro da empresa.

E então, quer aprender com mais dicas de administração de empresa na prática? Confira as 10 melhores dicas incríveis para impulsionar seu negócio

Deixe seu comentário aqui

comentários