Economia 2019: O Que Sua Gestão Financeira Tem a Ver Com Ela

Economia 2019: O Que Sua Gestão Financeira Tem a Ver Com Ela

Com a chegada do novo ano, surgem novas previsões e tendências na economia também. Especialmente na virada para 2019, após as eleições deste ano, o momento de transição traz mudanças significativas no cenário econômico. Mas como o mercado vai reagir aos governantes eleitos? Como as empresas serão impactadas? E o que isso tem a ver com a sua gestão financeira?

A gestão financeira de uma empresa precisa considerar diversos aspectos internos do negócio. Por exemplo, o capital de giro é um ponto que deve ser avaliado e acompanhado para planejar o futuro da gestão das finanças.

Além disso, porém, fatores externos também vão interferir no seu planejamento para o ano que vem. A situação econômica do país, tendências de recessão ou de crescimento e até a inflação podem interferir diretamente no sucesso dos seus negócios.

Por isso, aproveitando o fim do ano e o momento propício para que as empresas elaborem seus planejamentos financeiros, vamos explorar o cenário econômico previsto para 2019.

Veja o que está por vir e como usar das tendências do mercado financeiro e econômico para planejar o seu próprio futuro com responsabilidade.

Economia em 2019: o que esperar

Depois de períodos difíceis na economia, o Brasil parece vir se recuperando lentamente da recessão econômica. No segundo trimestre de 2018, a economia brasileira cresceu 0,2% em comparação aos três primeiros meses do ano.   

Com a vitória nas urnas de um governo de direita, a assumir em janeiro de 2019, o que pode vir pela frente é um cenário positivo e menos modesto nas melhoras econômicas.

Para 2019, a projeção é que a economia cresça dentro da estimativa de 2,5% já nos primeiros meses do ano. A inflação também deve operar em queda já no início de 2019, segundo especialistas.

Pode parecer pouco, mas isso representa a incerteza depois de vários anos de crise e eleições presidenciais conturbadas. Enquanto 2019 não chega, ainda, o Dólar oscila para baixo e tende a finalizar o ano com tendência de queda.

E o que isso tem a ver com sua gestão financeira? O que você deve fazer a respeito das projeções? É disso que vamos falar agora.

Como planejar sua gestão financeira para 2019

Aprenda com as lições de 2018

O primeiro passo para se planejar para o próximo ano é olhar para o passado. Antes de iniciar o seu planejamento de gestão financeira, liste as lições aprendidas de 2018. Elas serão a base das suas ações para o próximo ano.

O que deu certo e o que não deu? O que deve melhorar e o que não será mais feito no próximo ano? Liste tudo para se preparar corretamente.

gestao-financeira

Prepare o terreno para crescer

Falando em preparação, essa é a palavra de ordem para quem quer começar o ano com o pé direito. Ter um controle financeiro de qualidade exige acompanhamento e monitoramento de cada passo.

Por isso, antes mesmo de querer agir pensando no próximo, se planeje a partir da situação atual. Planejar o caixa hoje, por exemplo, é a melhor forma de garantir o futuro e se abrir para pensar em ações a desenvolver em 2019. 

Mantenha os gastos controlados

Pode parecer óbvio mas é sempre bom lembrar: equilibrar as contas é essencial para não entrar no vermelho. Nesse momento de guinada na economia, então, se torna mais importante ainda controlar contas a pagar e receber para fechar corretamente o balanço do ano.

Nada de se empolgar com as projeções positivas na economia e se descuidar do que entra e sai do caixa da empresa.

Otimização e automatização dos processos

Se o ritmo de crescimento da economia vai ser mais intenso, seu negócio também precisa acompanhar para não ficar para trás. Por isso, avalie quais processos da empresa você pode otimizar sem falta.

Na gestão financeira, a melhor forma de ganhar em eficiência e agilidade é usar a tecnologia a seu favor. Um sistema de gestão financeira pode fazer toda a diferença para controlar todas as contas do seu negócio.

Contratando uma ferramenta como essa é possível acompanhar de perto tudo o que acontece no financeiro do seu negócio, sabendo onde investir no futuro, minimizando os danos e evitando falhas e prejuízos.

Centralize todas as suas tarefas da gestão financeira em um único lugar para conseguir aproveitar com mais tranquilidade a superação na economia brasileira em 2019.

Por isso, conheça a melhor solução da Hinova para te ajudar nessa tarefa clicando aqui! Até a próxima!

Deixe seu comentário aqui

comentários