Como usar o controle financeiro para arrasar em 2019

Como usar o controle financeiro para arrasar em 2019

O controle financeiro é uma parte importante da gestão de empresas de sucesso. Acompanhar de perto os números da empresa é uma forma de obter vantagens estratégicas para otimizar o trabalho e projetar um futuro melhor.

Pensando no ano que começou há pouco, que tal aproveitar o momento para potencializar as estratégias de controle financeiro?

Veja as melhores dicas para arrasar com o controle financeiro da sua empresa em 2019.

1. Planeje cada etapa da gestão financeira

Toda estratégia de sucesso requer um bom planejamento para dar certo. No controle financeiro, claro, não é diferente. 

Para organizar bem as contas a pagar, o dinheiro que vai entrar e tudo mais no controle financeiro, dedique tempo a planejar cada etapa. 

Quando for pensar em qualquer ação voltada para as finanças, portanto, mapeie todas as informações, todas as tarefas e distribua as estratégias ao longo do tempo.

Planejamento requer certo tempo e dedicação, então aproveite o início do ano para se organizar corretamente para ter um ótimo 2019.

2. Registre tudo no controle financeiro

O controle financeiro bem feito não permite falhas ou que o gestor deixe passar informações. 

Todos os gastos, entradas e saídas do caixa precisam ser não só acompanhados, mas devidamente registrados. É importante que os gestores e equipe do financeiro não deixem nenhum número passar. Caso contrário, isso poderia significar prejuízos e projeções erradas para o futuro. 

Números que não constam no planejamento financeiro podem se tornar surpresas desagradáveis para o futuro. Além disso, uma empresa que registra e conhece bem os seus números consegue ter uma visão completa da situação financeira.

Dessa forma, é possível encontrar mais facilmente o que dá certo e o que não dá, proporcionando ainda a chance da empresa crescer.

3. Pense a longo prazo

Assim como na dica sobre planejamento, o controle financeiro deve olhar sempre para o futuro. Uma das várias razões para melhorar sua estratégia financeira é justamente garantir um futuro espetacular para o seu negócio.

A dica, então, é seguir com o planejamento, mas sempre alguns passos à frente. Além de fazer o trabalho do dia a dia, se pergunte sempre como o controle financeiro te prepara para o futuro. 

4. Otimize processos para economizar

Um dos objetivos mais importantes para o dia a dia das empresas é de buscar sempre a otimização.

Otimizar significa melhorar o que já existe, corrigindo eventuais problemas e tomando decisões mais certas para o futuro do negócio.

A otimização de processos pode ser um desafio. Ela requer a mudança de hábitos e a correção de práticas que podem estar muito enraizadas no dia a dia da empresa. Por isso, aproveite o início do ano para traçar um plano de ação que busque otimizar processos

O financeiro de uma empresa pode estar cercado de obstáculos como a burocracia e a perda de tempo em tarefas maçantes e que não tenham impacto verdadeiramente positivo na empresa.

Pensando nisso, mapeie todas as ações da gestão financeira e avalie sua importância para a empresa, o tempo gasto realizando-as e pense no que é possível fazer para otimizá-las.

Prepare-se, inclusive, para cortar tarefas que não sejam extremamente necessárias. Vale tudo para ganhar em tempo e fazer com que as operações fluam melhor.

5. Use a tecnologia para ganhar tempo e dinheiro

Não é difícil encontrar provas de que a tecnologia está transformando a realidade das empresas. Empresas pequenas, inclusive, se beneficiam bastante de soluções tecnológicas em todas as áreas do negócio.

Cada vez mais surgem tecnologias que facilitam cada tarefa da gestão empresarial, e o melhor de tudo: essas ferramentas não precisam custar caro!

No caso do controle financeiro, a tecnologia ajuda ao organizar as finanças e todas as ações relacionadas a elas. Em uma área que não permite erros ou cálculos errados, a automatização evita problemas, prejuízos e garante o sucesso.

Além disso, como na dica anterior, fica fácil ganhar em tempo! Por isso, busque soluções tecnológicas para o controle financeiro, até encontrar a que cabe no seu bolso e pode potencializar a gestão. 

Um jeito ótimo de aplicar todas as dicas acima é colocando-as em prática agora mesmo. Para agilizar o processo e ter os melhores resultados, aproveite a ideia de contratar um sistema online.

Sistemas de controle financeiro online ajudam a centralizar as tarefas de gestão em um só lugar. Mesmo assim, tudo é registrado com segurança e de forma prática para acompanhar os dados.

Conheça a solução da Hinova para o controle financeiro da sua empresa. Veja aqui o Sistema de Gestão Financeira e aprenda a otimizar todas as suas tarefas agora mesmo!

Deixe seu comentário aqui

comentários