Capacidade de inovação tecnológica x sua gestão empresarial

Capacidade de inovação tecnológica x sua gestão empresarial

A tecnologia está presente em cada área, função e processo dentro de uma empresa. Cada vez mais vão surgindo novidades em inovação tecnológica que impulsionam negócios e facilitam a gestão empresarial. Quem não se adapta a esse cenário, enquanto isso, vai ficando para trás. 

A inovação tecnológica consiste na adoção de novas ferramentas e recursos para melhorar a eficiência de algo.

Muito mais do que máquinas e invenções mirabolantes, essa inovação fala mais sobre utilizar a tecnologia a favor do seu negócio, mesmo que a experimentação seja simples e parta de dentro para fora da empresa.

Inovação tecnológica, então, é uma aliada das empresas pois permite que elas ganhem em tempo e recursos otimizando qualquer parte da gestão empresarial.

Inovação tecnológica e gestão empresarial: o que tem a ver?

A tecnologia tem o poder de transformar direta e drasticamente a realidade de pessoas e das empresas. No dia a dia dos negócios, ferramentas e recursos tecnológicos existem para facilitar todo tipo de tarefa e processo. 

A gestão empresarial é o conjunto de práticas que guiam o dia a dia da administração de um negócio. Tudo que é desenvolvido para controlar e acompanhar todas as áreas de uma empresa é chamado de ações de gestão empresarial.

Nesse cenário, a tecnologia está presente o tempo todo. Se você automatiza o marketing do negócio, a tecnologia ajudará. Se contrata algum software que facilita processos de gestão do negócio, novamente é a inovação tecnológica melhorando a administração dos negócios.

Até mesmo se opta por armazenar arquivos em um sistema seguro na nuvem, é um jeito de usar essas inovações. Das ações mais simples até os grandes investimentos, a tecnologia está andando lado a lado com a gestão empresarial.

Falando em tecnologia, inclusive, pode parecer que tudo isso acontece apenas em empresas maiores, o que não é verdade. A tecnologia já está transformando também a realidade das pequenas empresas.

Como medir sua capacidade de inovação tecnológica

Chegando até aqui você deve estar se perguntando: e como medir a capacidade de inovação tecnológica de uma empresa? O tema pode parecer subjetivo demais, mas acredite: é possível medir esse índice na prática.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI), desenvolveu uma ferramenta online e gratuita para testar a capacidade de inovar das empresas usando a tecnologia.

A ferramenta, chamada de Auto-avaliação da Capacidade em Gestão da Inovação, funciona como um teste rápido e fácil de fazer. É só clicar aqui, responder algumas perguntas sobre sua empresa e acessar sua pontuação ao final do teste.

As perguntas tratam de temas como ramo do negócio, estrutura, orçamento e prioridades da empresa, práticas inovadoras, vontade de inovar e muito mais. No fim do teste, além da pontuação do seu negócio, também é gerado um relatório sobre seu resultado.

Assim, a própria ferramenta fornece insights sobre como trabalhar seu potencial de inovação tecnológica.

Como promover a inovação tecnológica na prática

Quando falamos em inovações tecnológicas, não é preciso ir muito longe, comprando equipamentos de última geração ou investindo demais em novas ferramentas.

Quando você opta por otimizar o seu controle de contas, por exemplo, já pode dizer que está investindo em uma inovação tecnológica. O processo de gestão financeira, seguindo esse exemplo, é um ponto da empresa que pode se beneficiar bastante de inovações.

Até pouco tempo atrás, a única solução para controlar as contas de um negócio era através de planilhas de Excel, por exemplo. Esse processo, extremamente manual, requeria conhecimentos específicos das planilhas, além de ser mais difícil de se acompanhar e muito mais passível de erros.

Hoje, uma forma de inovar é contratar uma ferramenta digital de gestão empresarial. Assim, você consegue controlar todos os números da empresa de forma automatizada e sem precisar investir muito.

Quem quer inovar na prática pode usar dicas como essa para qualquer que seja o seu negócio. Inovação tecnológica pode ser uma ferramenta digital, um novo processo que automatiza um serviço até então manual ou um simples programa ou app que agilize a comunicação, a gestão e a prática de uma atividade do seu negócio.

Busque conhecer as opções de empresas e produtos do mercado que oferecem esse tipo de ferramenta. Procure pelas que prezam pela praticidade que a tecnologia oferece e encontre ferramentas que vão beneficiar de verdade o dia a dia do seu negócio.

Quer trabalhar na direção certa rumo à inovação tecnológica? Então comece automatizando processos, minimizando a chance de falhas e encontrando os melhores caminhos para crescer.

Conheça aqui a solução que a Hinova desenvolveu para ajudar, focando na gestão financeira totalmente automatizada e simplificada do seu negócio! 

Deixe seu comentário aqui

comentários