Pet Shop Sustentável: entenda as vantagens para seu Pet Shop

Pet Shop Sustentável: entenda as vantagens para seu Pet Shop

Sustentabilidade é uma palavra de ordem no mundo dos negócios já há bastante tempo. Ainda assim, ter um negócio sustentável nunca deixa de ser uma necessidade e um assunto importante de se discutir. Para quem tem um pet shop, por exemplo, adotar a sustentabilidade traz vantagens diversas para o sucesso do negócio e a satisfação dos clientes.

O primeiro motivo para se tratar de sustentabilidade pensando em um pet shop é o mercado de pets no Brasil. De acordo com o IBGE, são mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos espalhados pelo país. Os donos desses animais, é claro, precisam ter necessidades específicas – e o dono do pet tem que saber disso.

Esses números representam um mercado que fatura bilhões e só tem a crescer. Com faturamento previsto de 19,2 bilhões de reais em 2017 e expansão de quase 7% em relação ao ano passado, o setor resiste à crise. 

Por isso, quem tem um pet shop precisa adotar estratégias inteligentes para otimizar o trabalho, se posicionar bem no mercado e sair ganhando com o consumidor. E sim, a sustentabilidade pode ser um caminho para chegar lá. 

Confira abaixo as principais vantagens da sustentabilidade para pet shops e como adotar ações simples e eficazes para ser sustentável no seu negócio.

Vantagens da sustentabilidade para o pet shop

As vantagens de adotar práticas sustentáveis em pet shops são várias. A primeira delas, é o fato de ser o certo a fazer – o pet shop sustentável é uma empresa responsável e bem vista. E no mercado de pets – que está cada vez mais lucrativo mas também competitivo -, empresas com uma imagem positiva sempre tendem a sair na frente.

Um pet shop sustentável, portanto, tende a reter e fidelizar clientes com mais facilidade. Uma marca bem posicionada como sustentável tende a fazer sucesso quando reconhecida como tal.

Além disso, outra vantagem importante da sustentabilidade é a redução de custos. Um pet shop que economiza com água e energia elétrica não é só sustentável como gasta menos com esses recursos.

Por fim, a sustentabilidade também oferece benefícios para a saúde dos animais. Ao tratar os procedimentos de limpeza e de descarte de resíduos com mais responsabilidade, promove-se também a saúde dos pets.

Pet Shop Sustentável

Principais práticas sustentáveis para adotar

Ser sustentável quer dizer agir de forma sustentável. E isso pode ser feito de forma simples, com ações cotidianas, do dia dia do negócio. Para aplicar a sustentabilidade em um pet shop de forma simples e efetiva, é só colocar em praticar algumas atitudes como;

  • Utilizar duchas econômicas para banhos e gerenciar o gasto de água. É a principal estratégia para ser responsável e cortar gastos ao mesmo tempo;
  • Assim como a água, a energia elétrica é sempre um ponto de melhoria. A economia de energia deve ser uma prioridade também para gastar menos e ser sustentável. A melhor opção, até mesmo a longo prazo, pode ser investir em iluminação solar para o pet shop;
  • Fazer uma boa gestão de resíduos, descartando-os corretamente e separando lixo para coleta seletiva;
  • Fazer uso de produtos biodegradáveis e de menor impacto, especialmente entre os produtos químicos e utilizados na limpeza;
  • Também vale padronizar gastos e quantidades de produtos como shampoos, cuja demanda é alta e podem trazer desperdício em seu uso no dia a dia do trabalho.
  • Busque produtos e fornecedores que também promovam a sustentabilidade. É importante lembrar que eles sempre estarão atrelados à imagem da sua marca, e ninguém quer ser associado a parceiros irresponsáveis ou com uma imagem negativa no mercado.

Também é muito importante ressaltar a importância de adotar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Como o pet shop se encaixa na categoria de serviço de saúde, a Anvisa determina que o estabelecimento siga algumas regras para a gestão de resíduos no local.

Se informe junto à Anvisa para não descumprir a lei e manter um pet shop sustentável de verdade e de acordo com as regras próprias do setor. Confira aqui um manual de gerenciamento de resíduos da Anvisa.

Adotando essas e quaisquer outras práticas no dia a dia, o impacto positivo da sustentabilidade vai ser sentido rapidamente. De forma natural, o pet shop vai gastar menos e propor uma experiência melhor para pets e seus donos. 

Não se esqueça, também, que a sustentabilidade é super importante, mas deve fazer parte de uma estratégia de administração maior e mais completa ainda. Independente do negócio e da área de atuação, uma série de ações devem ser realizadas para se destacar de verdade no mercado.

Para fazer uma administração de empresa mais eficaz, confira os principais pontos que um administrador deve observar para uma gestão de sucesso. E se, no seu dia a dia, você adotar alguma prática sustentável que vem dando certo, não deixe de compartilhar com a gente. É só deixar um comentário logo abaixo!

No Comments

Post A Comment