Tecnologia para Fidelização de Clientes: o que há de novo?
Que a tecnologia traz inúmeros benefícios para nossas vidas, ninguém tem mais dúvida. Avanços tecnológicos revolucionaram a forma como nos comunicamos, compramos produtos, consumimos mídias e muito mais.
As empresas também têm muito o que comemorar com a tecnologia – ela facilita diversos aspectos dos negócios. O marketing mudou, as vendas mudaram e toda a forma de administrar uma empresa foi beneficiada pelos avanços tecnológicos.
Um outro ponto importante no sucesso de vendas que todos os negócios vêm se aproveitando é com tecnologia para fidelização de clientes. Veja com a gente a forma como a tecnologia tem ajudado no grande objetivo dos negócios de reter e fidelizar a clientela.
Por que investir em tecnologia para fidelização de clientes
As vantagens de se investir em tecnologia para fidelização de clientes são várias. Em primeiro lugar, tudo que é tecnológico já remete à praticidade. Ferramentas digitais são verdadeiros trunfos para as empresas que querem se otimizar se tornando mais práticas e eficientes.
A tecnologia, então, faz com que as organizações economizem em tempo e recursos. Considerando que é muito mais caro e difícil conquistar um novo cliente do que manter um antigo, nada melhor do que usar a tecnologia a seu favor para reter os consumidores que já te conhecem e compraram seus produtos.
Tecnologia também significa oferecer experiências melhores para as pessoas. Quem pretende manter clientes fiéis e interessados no seu negócio precisa ter sempre isso em mente: o potencial de oferecer soluções de valor e que resolvam alguma dor ou necessidade real do consumidor.
Por fim, toda empresa precisa se modernizar e inovar para se manter firme no mercado atual. Em tempos de economia instável e um cenário de negócios cada vez mais agressivo, não dá para ficar para trás da concorrência no sentido de inovações e modernidade.
Atendimento automatizado e inteligente
Entre todas as ações de tecnologia para fidelização de clientes, as primeiras que merecem atenção dizem respeito ao atendimento.
As empresas que querem inovar e conquistar seus consumidores devem estar atentas às técnicas de atendimento. Com a tecnologia, cada vez mais as empresas estão próximas de seus consumidores. Além disso, os clientes estão prezando mais por uma experiência agradável e memorável com as marcas.
Esteja disponível nos canais que fizerem mais sentido para atender seu público. Hoje em dia as empresas têm disponíveis ferramentas como chats online para atender e tirar dúvidas, chatbots, que agem como “robôs” para se comunicar com os clientes e muitas outras formas de estar sempre à disposição do cliente quando ele precisar.
E quando falamos de ferramentas digitais que ajudam nesse sentido, vale lembrar que elas costumam ter preços bastante acessíveis ou simplesmente não custar nada. Ferramentas como o Tawk.to, que funciona como um chat online, ainda podem ser usadas de forma totalmente gratuita.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento envolve todo tipo de ação que visa criar uma relação saudável entre marca e seu consumidor. A tecnologia ajuda nesse aspecto de uma forma parecida com o atendimento, com ferramentas que aproximam as empresas dos seus clientes.
Pensando em tecnologia para fidelização de clientes e ações de marketing de relacionamento, algumas estratégias se destacam. Uma delas é a ideia de medir a satisfação do cliente. Uma dica valiosa é enviar uma pesquisa de satisfação para ouvir a opinião do cliente após o momento de compra.
Enviando um breve questionário por email, a tecnologia já estará sendo usada para criar uma chance de relacionamento com o cliente, pedindo sua opinião para melhorar cada vez mais o serviço que ele contratou.
Além da satisfação do cliente, é possível realizar ações inovadoras de marketing de relacionamento por email ou mesmo por apps de troca de mensagens como o Whatsapp!
Encontre as melhores plataformas que seu público utiliza e avalie se vale a pena investir nelas como um canal de relacionamento. Faça o que for preciso para se aproximar do cliente de forma inovadora, usando as ferramentas certas e abordando o cliente também no momento correto.
Automação de marketing
A automação de marketing é uma grande aliada da tecnologia para fidelização de clientes. Como uma forma de automatizar e otimizar processos básicos do marketing, trabalhar com automação traz impacto direto sobre a retenção de clientes.
Com as ferramentas certas é possível fazer muito para fidelizar o cliente. Você pode desenvolver campanhas de e-mail marketing, newsletters e proporcionar conteúdos de marketing exclusivos para atrair novamente o seu consumidor.
Tudo isso de forma segmentada, abordando a pessoa certa, na hora certa, com o conteúdo que mais fizer sentido para ela.
Use esse tipo de tecnologia para enviar conteúdos relevantes e que tragam novamente o cliente até o seu negócio. Promoções, cupons exclusivos e novidades em primeira mão vão servir para esse objetivo.
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