Tudo que você deve saber sobre Sistema de Gestão Empresarial

Tudo que você deve saber sobre Sistema de Gestão Empresarial

Você já ouviu falar em sistemas de gestão empresarial? Se estiver à frente de um negócio ou ocupar uma posição de liderança em uma empresa, é muito provável que sim.

Cada vez mais, esse tipo de ferramenta está fazendo a diferença no dia a dia de organizações diversas. Por isso, vamos entrar de cabeça no assunto e aprender tudo sobre os sistemas de gestão empresarial.

Continue lendo para descobrir do que se trata um sistema de gestão, como ele funciona e as principais vantagens de adotar esse tipo de ferramenta!

O que é um Sistema de Gestão Empresarial?

Primeiro, vamos a definição dessas ferramentas que prometem transformar o dia a dia das empresas. Um Sistema de Gestão Empresarial é um conjunto de aplicativos que gerencia os principais processos de negócios, como vendas, compras, contabilidade, recursos humanos, suporte ao cliente, gestão financeira e de estoque.

É um sistema integrado e completo, em oposição ao software individual projetado especificamente para um ou outro processo de negócios.

Com um Sistema de Gestão Empresarial, você pode coletar, armazenar, gerenciar e interpretar dados de várias unidades de negócios. Da mesma forma, o sistema de gestão é usado para automatizar tarefas do dia a dia e agilizar fluxos de trabalho entre os departamentos.

Quando otimizada, a solução pode gerar eficiência, reduzir custos e aumentar a lucratividade, entre outras vantagens que ainda vamos explorar.

Como funciona um Sistema de Gestão Empresarial?

Os sistemas de gestão empresarial são principalmente ferramentas unificadoras, pois trazem importantes processos da empresa, como fabricação, marketing, gerenciamento de estoques, pessoal, gerenciamento de relacionamento com o cliente e das finanças sob um software.

Isso assume a forma de um programa ou pacote de programas unificado que pode controlar todos os diferentes processos de uma só vez.

Assim, os sistemas armazenam os dados da empresa à medida que são criados, tornando-os acessíveis para os gerentes e armazenando-os para uso futuro. Esses dados podem incluir desde a lista de materiais até estoques de produtos, faturas não pagas ou pedidos de compra.

Em um único lugar, essas informações ficam disponíveis para utilização, consulta e para execução de todo tipo de tarefa, de todas as áreas.

Quem pode utilizar a ferramenta?

Os Sistemas de Gestão Empresarial eram conhecidos como uma alternativa acessível apenas a grandes empresas devido ao capital necessário, estrutura como servidores e várias estações de trabalho, e equipes dedicadas para lidar com sua implantação, atualizações e manutenção complexas.

No entanto, a implementação desses softwares está se acelerando como um modelo mais prático, fácil de usar e barato, com a tecnologia hospedada na nuvem facilitando muito no quesito estrutura.

Hoje, a tecnologia permite que os fornecedores ofereçam soluções de sistemas leves para pequenas empresas. Com o boom das ferramentas digitais, também é natural que elas venham se tornando cada vez mais baratas e, assim, utilizáveis por empresas de menor porte.

Também vale citar que empresas de todos os setores da economia começaram a adotar a tecnologia. Qualquer organização que dependa de uma combinação de processos como contabilidade, recursos humanos, vendas e marketing pode se beneficiar de reuni-los em uma plataforma.

Por fim, essas ferramentas acabam sendo algo também relevante para entidades do setor público e instituições de caridade quanto pequenas empresas.

Vantagens dos Sistemas de Gestão para as Empresas

Há muitas vantagens em implementar uma solução de software para Gestão Empresarial. Entre inúmeras outras vantagens, a implementação do software pode melhorar a produtividade, aumentar a eficiência, diminuir os custos e agilizar os processos.

Vejamos os benefícios mais comuns de um sistema de gestão empresarial que as empresas experienciam após a implementação. Aproveite para se inspirar a contratar o seu próprio sistema!

Eficiência

Uma solução voltada para a gestão empresarial automatizada elimina processos repetitivos e reduz muito a necessidade de inserir informações manualmente o tempo todo.

O sistema também simplifica os processos de negócios e tornará mais fácil e eficiente para as empresas coletarem dados, independentemente do departamento em que estejam trabalhando.

Assim, se produz mais e melhor em todas as áreas envolvidas na utilização da ferramenta.

Mobilidade e praticidade

Uma vantagem crucial das ferramentas tecnológicas para empresas é o acesso remoto e a qualquer hora. Imagine precisar de dados da sua empresa durante uma viagem ou a qualquer momento longe do escritório.

Um software de gestão empresarial pode ajudar nessa tarefa por ser mais portátil e acessível de onde estiver. Assim, não se fica refém de um programa instalado em um único computador. 

Melhor relacionamento com o cliente

É mais fácil fornecer atendimento ao cliente de qualidade usando uma solução de gestão empresarial.

Profissionais de vendas e atendimento ao cliente podem interagir muito melhor com os clientes e melhorar o relacionamento com eles por meio de um acesso mais rápido e preciso às informações e ao histórico desses consumidores.

O sistema de gestão centraliza dados fundamentais para entender o histórico do cliente com a empresa e garantir que ele terá o melhor tratamento com base nessas informações.

Economia financeira

Com uma fonte de informações precisas e em tempo real, o software de gestão empresarial reduz os custos administrativos e operacionais. Ele permite que os líderes gerenciem proativamente as operações, evitem interrupções e atrasos.

Enquanto isso, também registra-se tudo o que há de informações e facilita-se que os usuários possam tomar decisões mais rapidamente. Se você escolheu a solução certa para sua empresa e o fornecedor certo que atende às suas necessidades, verá os melhores resultados na economia financeira e de recursos.

Informação integrada e centralizada

Não há mais problemas com dados espalhados por bancos e fontes de dados separados; todas as informações serão armazenadas em um único local.

Isso significa que você pode integrar plataformas como o seu software de gestão de marketing, de vendas e relacionamento com o cliente junto ao sistema de gestão. Dessa forma, você pode continuar mantendo os dados consistentes, precisos e únicos.

Essa informação centralizada ajuda a dar um panorama completo de tudo o que você precisa saber sobre o cliente, operação e os números do seu negócio. 

sistema-de-gestao-empresarial

Maior produtividade

Economize tempo e aumente os níveis de produtividade. Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Mas é exatamente isso que um sistema de gestão empresarial oferece.

Ao ter processos redundantes e burocráticos automatizados, os usuários têm mais tempo para trabalhar em outros projetos e tarefas urgentes. Eles também poderão trabalhar com mais facilidade, pois a solução foi projetada para facilitar o uso no dia a dia.

Flexibilidade e customização

Os modernos sistemas dos softwares de gestão são robustos, flexíveis e configuráveis. Eles não são uma proposta única para todos que os utiliza,, mas podem ser adaptados às necessidades exclusivas de um negócio.

Os sistemas também podem se adaptar às necessidades em constante mudança de uma empresa em crescimento, garantindo que você não terá que comprar uma nova solução quando suas necessidades mudarem ou sua empresa crescer.

Com a opção certa, é possível trabalhar exatamente as necessidades do seu negócio e adaptar a utilização a elas, sempre que precisar.

Segurança

A segurança de dados não é uma preocupação quando você tem uma solução de gestão de recursos empresariais. Um novo sistema melhorará a precisão, a consistência e a segurança de todos os dados do seu negócio, tudo por meio de recursos integrados, firewalls e sistemas que garantem a proteção das informações.

As restrições aos dados também podem ser aprimoradas pelos gerentes da solução, para que você possa tornar seu próprio software o mais seguro possível.

Com um bom sistema de gestão empresarial é possível controlar o acesso aos dados certos, pelas pessoas certas. Isso sem contar, é claro, na impossibilidade do acesso por terceiros não-autorizados.

Inovação

As empresas que se destacam de verdade em seus mercados têm algo em comum: todas ficam de olho nas tendências e sabem usar a tecnologia a seu favor. O sistema de gestão empresarial é um bom jeito de começar a inovar e deixar a concorrência para trás.

Por isso, não perca tempo em experimentar e adotar essas tecnologias para obter melhores resultados. Quem ficar para trás e não aproveitar todos os benefícios citados até agora, acredite – ficará para trás na concorrência.

Quer ter o seu próprio sistema de gestão empresarial?

Se a resposta à pergunta acima for sim, não se preocupe: agora você verá a solução.

A Hinova desenvolve produtos que atendem a todas as necessidades das empresas modernas, sejam elas grandes ou pequenas e de qualquer segmento.

Para quem chegou até aqui pensando em contratar o seu próprio sistema de gestão empresarial, a sugestão é conhecer o Hinovamais. O Hinovamais é um sistema desenvolvido para atender seu negócio completamente, mas de maneira simples e eficaz no operacional e também no administrativo. 

Com ele você gerencia seus clientes, controla o estoque, faz a sua gestão financeira, verifica contas a pagar e receber, oferece agendamento online de serviços, marketing e controle de comissionamento sem complicação e a um preço justo.

Com todas as vantagens citadas ao longo do texto, pode ter certeza que o sistema de gestão empresarial certo para você pode ser o Hinovamais. Clique aqui para conhecer melhor a ferramenta e entender como ela pode transformar o dia a dia do seu negócio!

Deixe seu comentário aqui

comentários