Veja 6 tendências para a proteção veicular e rastreamento em 2022 que ninguém te contou

Veja 6 tendências para a proteção veicular e rastreamento em 2022 que ninguém te contou

Quer fazer seu negócio ganhar ainda mais força e ser destaque no mercado em 2022? Seja para o setor de proteção veicular, rastreamento ou outros ramos de associativismo, você pode fazer desse um ano mágico e deixar sua concorrência para trás!

Tudo isso é possível com um bom planejamento. E para saber onde se quer chegar, você precisa acompanhar as mudanças e as novas necessidades que sempre surgem.

Por isso, elencamos algumas tendências para os mercados de proteção veicular e rastreamento para que você esteja preparado para agir no momento certo e de forma correta!

Confira a nossa seleção de ideias:

Tendência 1: valorização dos funcionários

Vamos falar sobre o bem mais precioso de qualquer empresa, seja de proteção veicular ou rastreamento: as pessoas e, sobretudo, abordar sobre as doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. Desde 1º de janeiro deste ano está em vigência a CID 11, nova classificação sobre a Síndrome de Burnout adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o documento, a síndrome passou a ser tratada como uma espécie de estresse crônico adquirido durante o trabalho e que não foi tratado com toda a importância necessária. Se sua gestão de pessoas se preocupava anteriormente apenas com a produtividade prejudicada e ou a saída de colaboradores em razão do Burnout, a tendência é de que agora a doença ganhe mais dois fatores de risco: jurídico e financeiro.

Como evitar o Burnout nos funcionários

Para você que atua com proteção veicular ou rastreamento, nossa primeira dica é: reconheça as áreas mais problemáticas através de pesquisas internas com seu time. Faça a seguinte avaliação:

  • Está havendo excesso de trabalho?
  • Seu colaborador gosta do horário de trabalho?
  • Em qual parte do dia eles desempenham melhor suas atividades?
  • Tarefas repetitivas causam estresse? Se sim, quais?

Invista em processos

Caso o trabalho apontado na pesquisa que abordamos no item anterior não seja essencial, você pode eliminá-lo de sua rotina. Caso ele seja de grande importância, tente automatizá-lo e, quando não for possível, promova workshops, diálogos e atividades extras com seu time.

Você também pode implantar ferramentas e conceitos que contribuem com o dia a dia de trabalho de seus colaboradores. Como por exemplo, a Hinova Consult oferece consultorias que te auxiliarão a executar rotinas de sucesso, contando com processos bem definidos.

Tendência 2: avanço do trabalho híbrido

Esse é um termo que ganhou muita visibilidade desde o início da pandemia de COVID-19. Muitas empresas de proteção veicular e rastreamento precisaram se adaptar às pressas com o avanço da doença e oferecer a possibilidade de trabalho híbrido (presencial + remoto) aos seus funcionários.

Mas acredite! Ainda temos muito para amadurecer e consolidar, até porque esse regime de trabalho é uma tendência que tende a perdurar como uma exigência dos colaboradores, que desejarão oportunidades mais flexíveis de gestão.

Adote ferramentas de gerenciamento do trabalho

Tenha um gerenciamento assertivo de demandas internas de sua equipe. Pense na contratação de softwares para te auxiliar neste trabalho, como o Workflow da Hinova. Com ele, sua associação de proteção veicular ou rastreamento contará com uma ferramenta que possibilitará a informatização das tarefas de seu time, tudo integrado ao Sistema de Gerenciamento de Associações (SGA).

Gerenciamento de trabalho proteção veicular

Tendência 3: sua associação na internet

É fato que estamos mais conectados do que nunca. Segundo uma pesquisa feita pela Ebit Nielsen, o comércio eletrônico teve um aumento de 31% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. E a tendência é de que esse número tenha um alcance mais expresso em 2022!

Sabe aquela história de que seu negócio precisa aparecer para ser lembrado pelos clientes? Pois é! Como resultado dessa necessidade, sua associação de proteção veicular ou rastreamento precisará investir ainda mais em marketing digital e criação de conteúdo.

Faça atualizações constantes em suas páginas 

Mantenha seu site, blogs e contas em redes sociais sempre com as atualizações em dia. Além disso, sua associação de proteção veicular ou rastreamento precisa estar atenta a sites de reclamação aberta, pois muitos clientes recorrem a esses perfis antes de tomar a decisão de contratar um serviço ou produto.

Tendência 4: associados mais atentos aos seus direitos

Já na reta final de 2021, o Governo de Minas Gerais sancionou a lei nº 23.993, que estabelece normas para a defesa do consumidor das associações de socorro mútuo, como as de proteção veicular e rastreamento. Vale lembrar que a Lei foi fruto de um projeto conduzido pelo Deputado Estadual Mário Henrique Caixa, que contou com o apoio do Grupo Hinova para seu desenvolvimento.

Com esta Lei já em vigência, é essencial que as entidades de socorro mútuo façam cumprir as exigências para evitar multas, como as previstas na Lei 8.078 (Código de Defesa do Consumidor).

Fique atento à nova lei 23.993 em Minas Gerais

A lei 23.993, da regulamentação das associações de proteção veicular e rastreamento, traz em sua descrição quatro artigos, mas você deve ficar de olho principalmente no item que aborda a aplicação real do rateio de despesas e a prestação aos seus associados sobre as regras utilizadas.

Caso não sejam feitas, sua entidade estará descumprindo a regra básica do que é ser socorro mútuo.

Oportunidade para você se diferenciar

Como você já sabe, o mercado está cada vez mais voraz e as empresas precisam buscar fatores de destaque perante aos concorrentes. Por isso, é importante que você cumpra todos os requisitos da Lei 23.993, afinal de contas, com o advento da internet, a tendência é de que os consumidores procurem saber ainda mais informações sobre um produto ou serviço antes de fechar um contrato.

Além disso, você pode chamar a atenção de um futuro cliente ao seguir certificações respeitadas no mercado, como a ISO 9001. Quem nunca pelo menos ouviu falar nesse tópico, não é verdade? E a Hinova Consult oferece consultoria completa para implantação e manutenção de um modelo de gestão capaz de garantir o selo não somente para associações de proteção veicular ou rastreamento, mas para qualquer tipo de negócio.

Tendência 5: aumento da responsabilidade com o meio ambiente

O ano de 2021 foi de muitos desafios para a preservação do meio ambiente. Foram meses marcados pelo crescimento do desmatamento e das queimadas, com devastação de diversos biomas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registrou uma alta de 21,97% na taxa de desmatamento no último ano, perdendo mais de 13 mil km² de área no período entre 1 de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021.

O saldo não é positivo e exige mudanças. E a aposta em formas de preservar o meio ambiente no dia a dia deve ser pensada como obrigação dos cidadãos e também das associações de proteção veicular e rastreamento.

Alie a preservação com economia de custos

Incentive seus colaboradores a utilizarem a energia elétrica de modo consciente e permitir que a luz solar ilumine o ambiente de trabalho. Adote também a informatização de documentos e processos e evite o uso de papéis. Além de contribuir com o meio ambiente, sua associação terá redução de custos e, certamente, aumento da rentabilidade. 

Tendência 6: recuperação do mercado e como sua associação pode aproveitar

Os anos de 2020 e 2021 foram de grandes adaptações para todos nós, não é verdade? Com o surgimento e a propagação da COVID-19 por todo o mundo, precisamos adotar uma série de medidas para prevenção à doença, deixando de lado outras prioridades.

Naturalmente, a economia se retraiu e postos de emprego foram fechados, deixando muitas pessoas desempregadas nesse período. Mas com o avanço da vacinação, a tendência é de que situação do país ganhe um novo fôlego.

Por isso, 2022 pode ser o melhor momento para sua associação de proteção veicular ou rastreamento investir na recuperação de valores a receber, além de trabalhar na recuperação de clientes que deixaram de contar com seus serviços em razão da inadimplência.

Prefira um auxílio profissional

Uma das maneiras de garantir que seu setor de cobrança possa realizar o trabalho da forma mais assertiva possível é contando com o apoio de softwares de gestão. Uma das ferramentas mais conceituadas do mercado é o Sistema de Gestão de Cobrança, da Hinova Cobrança.

Com o SGC, desenvolvido especialmente para as associações de proteção veicular e rastreamento, seu negócio contará com processos automatizados e te auxiliará na gestão de recebíveis com relatórios completos, diminuindo a inadimplência de seus clientes.

E se sua associação não possui um setor de cobrança, você pode optar pela terceirização. Conte com o apoio da Hinova Cobrança, que conta com profissionais altamente capacitados e experientes nesse mercado!

Compartilhe esse conteúdo!

Gostou do que viu por aqui? Você pode ajudar outras pessoas e até mesmo seus colaboradores ao compartilhar com eles as tendências que apresentamos nesse post.

Te convidamos também a acompanhar sempre o blog do Grupo Hinova para ficar por dentro das novidades do mercado e da gigante em soluções para o mercado de proteção veicular e rastreamento.

Ou se preferir, assine a nossa newsletter para não perder nada das novidades e promoções incríveis que só a Hinova pode te oferecer!

No Comments

Post A Comment