10 lições de Steve Jobs sobre administração de empresas

10 lições de Steve Jobs sobre administração de empresas

O legado de Steve Jobs é inegável. Não só pelas tecnologias desenvolvidas, Steve Jobs deixou também uma história que inspira empreendedores na gestão de seus negócios. A forma de encarar os desafios e gerenciar pessoas, produtos e ideias serve de motivação para muitos, mesmo anos depois de sua morte.

Pensando nisso, separamos as principais lições que o trabalho de Steve Jobs pode nos ensinar sobre administração de empresas. Se quiser aproximar o seu trabalho do modo como agia o grande gênio da Apple, siga os 10 ensinamentos abaixo.

#1. Mantenha o foco como prioridade

Todo bom gestor precisa de foco. Isso é indiscutível. Quando Steve Jobs iniciou sua segunda passagem pela Apple, o cenário que encontrou foi caótico: várias versões do Macintosh sendo produzidas ao mesmo tempo. O líder deu um basta e determinou dois objetivos centrais: um computador portátil e um computador mais robusto, na versão desktop.

O resultado foram produtos bem direcionados a públicos e objetivos específicos, e que conseguiram cumprir sua função. Na administração de empresas, isso significa direcionar os esforços certos para conseguir resultados concretos.

#2. Simplifique o que puder

“Simplicidade é a sofisticação definitiva“. Esse era o lema da primeira cartilha de marketing da Apple.

A ideia de Steve Jobs acompanha a simplicidade e o iPod mostrava isso. Enquanto o desenvolvia, Jobs almejava que todas as ações do aparelho se resolvessem em 3 cliques. Sem limitar o potencial do produto, ou de qualquer processo na administração de empresas, a ideia é entregar o máximo de valor com a maior praticidade possível.

#3. Quando ficar para trás, salte

Diante da concorrência acirrada, não basta apenas não ficar para trás. É preciso saltar, pensar no que não está sendo feito ainda. Steve Jobs, com o lançamento do iPod, deixou de competir coma gravação de CDs pelos computadores, por exemplo. Sua nova proposta inovou e ofereceu algo totalmente novo: a música além dos discos.

#4. Você não pode fazer tudo sozinho

Assim como Steve Jobs não criou um iPhone sozinho, a administração de empresas é composta e depende de pessoas. Ouvir a equipe do seu negócio é essencial para conhecer outros pontos de vista de quem tem a contribuir com qualquer mudança, inovação ou melhoria em processos atuais.

E quando as pessoas não puderem ajudar, use a tecnologia a seu favor. O importante é não tentar resolver tudo sozinho.

#5. Foco no consumidor

Tudo que é feito por uma empresa deve ter sempre em mente o seu público. A forma de propor soluções e tocar o negócio deve levar em conta o que está entregando de verdade para os consumidores.

O iPod, iPhone e iPad foram evoluindo um ao outro sempre tendo em vista o que o consumidor buscava de novidade em tecnologia e praticidade. Se inspire nessa ideia para inovar focando no que os consumidores têm de dores e necessidades.

#6. Coloque os produtos antes dos lucros

Quando Steve Jobs e sua equipe começaram a desenvolver o primeiro computador Macintosh, nos anos 80, eles não pensaram de cara no lucro. A ideia era fazer um produto que fosse sensacional de verdade.

Essa ideia, décadas atrás, levou à saída de Steve Jobs da Apple ao propor um produto que custava demais. Hoje, no mercado em que vivemos, o foco na qualidade é justamente o que atrai consumidores e fãs extremamente fiéis aos produtos da Apple.

Por isso, o ensinamento de Jobs sempre foi: foco no desenvolvimento do produto e os lucros virão.

Lições de Steve Jobs sobre administração de empresas

#7. Respeite os deadlines

Prazos e deadlines são essenciais para o bom cumprimento da administração de empresas. Cumpri-los garante o trabalho organizado e eficiente e a Apple sempre garantiu que eles nunca fossem perdidos. É isso que conta Sachin Agarwal, ex-engenheiro da Apple que ressalta como a empresa nunca admitiu perder prazos e, consequentemente, sempre garantiu suas entregas.

#8. Priorize seu objetivo, não sua concorrência

Sachin Agarwal também conta que, em sua experiência trabalhando na Apple de Steve Jobs, a lição era sempre priorizar os próprios objetivos. A empresa não tenta competir diretamente no nível dos concorrentes. O foco é trabalhar para apresentar algo diferente, que desafie o que os outros estão fazendo.

#9. Aprenda com erros e evolua

A administração de empresas tem muitos pontos a se observar. Enquanto isso, é claro que erros e falhas podem ocorrer. Steve Jobs chegou a ser demitido da Apple por não entregar o que a empresa queria e isso não o impediu de voltar para alcançar o sucesso absoluto anos depois.

O importante é aprender com os erros, propor melhorias e convencer a empresa de forma concreta que você tem condições de gerar valor com ela.

#10. Busque a perfeição

Enquanto desenvolvia o primeiro design do iPhone, Steve Jobs parou e voltou ao modelo inicial do seu trabalho. O que ele estava desenvolvendo não era algo que ele realmente amava, que estava compatível com o plano idealizado.

Ao fim de 9 meses de desenvolvimento, a ordem foi voltar ao ponto de partida e desenvolver algo que não se desviasse da ideia central e representasse melhor o objetivo inicial. O time de desenvolvedores topou – e o resultado é o sucesso comercial que já conhecemos.

Quer saber mais sobre a administração de empresas?

As lições de Steve Jobs inspiraram? Então confira mais 10 dicas infalíveis de administração de empresas no dia a dia, para impulsionar o seu negócio!

Deixe seu comentário aqui

comentários