Gerenciamento de Tempo: como obter melhores resultados

gerenciamento de tempo

Gerenciamento de Tempo: como obter melhores resultados

Você já se pegou pensando em como queria que seus dias durassem mais? Já foi dormir pensando que não deu tempo de fazer tudo o que queria naquele dia? Vou apostar que sim.

Ultimamente, é bem normal querermos equilibrar nossa vida pessoal e profissional, nos dedicar à família e amigos, nos divertir e manter nossos hobbies. E se isso parece impossível, que fique claro logo que não é bem assim. O que precisamos é de um bom gerenciamento de tempo.

Gerenciar o nosso tempo de uma forma mais eficaz é o único caminho para produzir mais e melhor nas 24 horas dos nossos dias. Organizar tarefas, otimizar processos e eliminar distrações. Esses são os principais passos para quem quer gerenciar corretamente o tempo. Mas como chegar lá?

gerenciamento de tempo

Gerenciamento de tempo eficaz: como começar

Como em qualquer projeto na vida, quem quer fazer um bom gerenciamento de tempo precisa ter um objetivo claro. Qual é o maior problema na organização do seu tempo? Você precisa render mais no trabalho? Precisa organizar a agenda para não se perder? Ou problema é que não sobra tempo para o lazer?

Comece a gerenciar seu tempo definindo sua meta para dar os próximos passos. Assim, vamos conseguir pensar na melhor forma de organizar as horas para chegar lá.

Primeiro passo: pense em semanas

A melhor forma de organizar o tempo é dividi-lo em semanas. Fica mais fácil de planejar, se preparar para imprevistos e de visualizar as tarefas em um bom espaço de tempo.

No fim da sexta-feira ou no início da segunda, separe um tempo para planejar a semana que vem por aí. Liste tudo o que precisa fazer e divida entre os dias e horários. Vai ficar mais fácil se organizar e de ficar pronto para cumprir tudo o que precisar.

Organize e categorize as tarefas

A primeira dica para um bom gerenciamento de tempo é organizar, categorizar e priorizar tudo o que precisa ser feito. Seja na vida pessoal, nos estudos ou no trabalho, é uma dica simples, mas valiosa.

Liste tudo o que você precisa fazer no seu dia ou na sua semana e analise cada tarefa. Do que elas se tratam? Elas são super importantes ou podem ficar para depois se necessário?

Na sua agenda, qualquer que seja ela, separe essas tarefas por cores diferentes, por exemplo. Crie etiquetas ou legendas para separá-las. O importante aqui é fazer o cérebro assimilar a importância de cada tarefa, quando e como elas se encaixam no seu esquema de gerenciamento de tempo.

Use a tecnologia a seu favor

A parte boa de falarmos em gerenciamento de tempo hoje em dia é que a tecnologia nos ajuda muito nessa jornada. Por isso, na hora do gerenciamento do tempo, lembre-se disso e use a seu favor a inovação tecnológica disponível.

Apps para celular, ferramentas digitais, existe muito que pode ser feito para organizar a vida pessoal e o trabalho. Encontre as melhores soluções e saiba tirar proveito delas.

Os apps ideais para o bom gerenciamento de tempo

Apostar em soluções digitais é o ideal para quem tem dificuldade de organizar a agenda. Separamos então alguns apps que vão aumentar sua produtividade e fazer com que você perca menos tempo em geral.

Trello

O Trello é uma ferramenta que vai ajudar a organizar tarefas ao longo do tempo. De forma gratuita, você organiza tudo o que precisa fazer em quadros, listas e etiquetas editáveis, arrastáveis e de visualização fácil. E como estamos falando em economizar tempo, ele é super fácil de se aprender a usar.

Asana

Ótima dica para gerenciar tarefas de uma equipe com um ou vários projetos. O Asana é um app prático, organizado e permite uma ótima visualização do que precisa ser feito ao longo do tempo da equipe.

Clara

O Clara é um app de e-mail que agenda e coordena suas reuniões. O app usa uma inteligência artificial para coordenar as pautas, liberar espaço na agenda e organizar os e-mails referentes a cada reunião.

Workflow

O Workflow é um app onde você cria atalhos exclusivos na tela do celular. E o melhor: pode realizar essas tarefas apenas com um toque. O Workflow ainda tem mais de 200 integrações com apps como Facebook, Uber e YouTube.

Rescue Time

Esse app funciona como um monitor do seu tempo. Ele mede quanto tempo é gasto em sites, apps e programas do computador, tanto para atividades de trabalho, quanto para diversão. Muito mais fácil de cumprir o gerenciamento de tempo, certo?

Google Calendar

Parece básico demais mas é sempre bom lembrar. A agenda do Google ajuda muito na organização do tempo. Além de gratuita e de usabilidade fácil, ela sincroniza com a conta do Gmail, com o perfil de usuário do Android e tem diversas funções e configurações inteligentes.

E no seu dia a dia, você utiliza algum outro app ou ferramenta digital que ajuda no gerenciamento do seu tempo? Compartilhe com a gente nos comentários! E para conhecer mais formas de economizar muito tempo no trabalho,  que tal conhecer as soluções digitais da Hinova?

No Comments

Post A Comment