5 sinais de que sua associação precisa modernizar a cobrança
Sua equipe passa o dia enviando boletos manualmente? A taxa de inadimplência dos associados está maior do que deveria? Se a gestão financeira tem tirado seu sono, talvez seja a hora de modernizar a cobrança da sua associação.
Manter processos manuais e desatualizados coloca em risco a saúde financeira do seu negócio, prejudicando o fluxo de caixa e a capacidade de investimento. A inadimplência é um desafio real, mas ela é muito pior quando seus métodos de cobrança não acompanham a tecnologia.
Neste artigo, listamos 5 sinais de alerta que indicam que seu método de cobrança parou no tempo e como reverter esse cenário imediatamente.
Os 5 sinais de alerta: sua associação se identifica?
1. A taxa de inadimplência está fora de controle
Este é o sinal mais óbvio e doloroso. Se o percentual de associados inadimplentes aumenta mês a mês, ou se mantém alto, sua forma de cobrança atual está falhando.
Muitas vezes, isso não acontece por má-fé do associado, mas por simples esquecimento ou dificuldade no pagamento.
Um cenário de alta inadimplência no Brasil exige uma postura proativa. Se sua associação apenas espera o pagamento, você está perdendo dinheiro.
2. Excesso de trabalho manual e processos lentos
Sua equipe financeira vive em função de planilhas? O seu processo de cobrança envolve:
• Gerar boletos um por um?
• Enviar lembretes manualmente por WhatsApp ou e-mail?
• Dar baixa em pagamentos conferindo extrato bancário?
• Calcular juros e multas na calculadora para emitir segunda via?
Se você respondeu “sim” para qualquer item, você está gastando um tempo valioso (e caro) em tarefas que uma plataforma de cobrança como o Você Negocia poderia fazer em segundos. Isso é um custo operacional altíssimo e aumenta drasticamente a chance de erros humanos.
3. Poucas opções de pagamento
O mundo mudou. Se sua associação ainda oferece apenas o boleto bancário como forma de pagamento, você está criando atrito desnecessário para o seu associado.
Hoje, a conveniência é rainha. O PIX, por exemplo, já é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Não oferecer PIX ou a cobrança recorrente no cartão de crédito, é o mesmo que dizer ao seu associado: “Eu prefiro que você tenha mais um motivo para esquecer de me pagar”.
4. Falta de visibilidade e relatórios confiáveis
Gestão sem dados é achismo. Se você não consegue responder rapidamente a estas perguntas, você tem um problema:
• Qual é a taxa de inadimplência exata de hoje?
• Quantos lembretes foram enviados esta semana?
• Qual é o método de pagamento preferido dos seus associados?
• Qual é o valor total previsto para receber nos próximos 10 dias?
Sem relatórios claros e em tempo real, você não pode tomar decisões estratégicas. Você não sabe se sua régua de cobrança funciona, onde está o gargalo ou como prever seu fluxo de caixa.
5. Experiência ruim para o associado
A cobrança é um dos principais pontos de contato entre a associação e o associado. Se esse processo é complicado, sua reputação está em jogo.
O associado precisa ligar ou mandar mensagem para pedir uma segunda via de boleto? Ele recebe lembretes em horários inoportunos ou com uma comunicação agressiva? O link de pagamento que você envia não funciona no celular?
Cada um desses atritos desgasta o relacionamento e aumenta a chance de ele cancelar o serviço na primeira oportunidade.
O custo de não modernizar sua cobrança
Ignorar esses sinais não é uma opção. A consequência direta de uma gestão de cobrança ultrapassada é um fluxo de caixa instável, associados insatisfeitos e uma equipe sobrecarregada e desmotivada.
A boa notícia é que a tecnologia já resolveu esse problema. Você não precisa inventar a roda, você só precisa da ferramenta certa.
Como a Hinova Cobrança transforma sua gestão
Modernizar a cobrança é o investimento com o retorno mais rápido que sua associação pode fazer. Por isso, as soluções da Hinova Cobrança, ajudam a reduzir a inadimplência e automatizar o seu processo de cobrança.
Pare de perder dinheiro e tempo. Agende agora uma demonstração gratuita da Hinova Cobrança e veja na prática como podemos reduzir sua inadimplência e automatizar sua gestão financeira!
