Veja 6 tendências para a proteção veicular e rastreamento em 2022 que ninguém te contou
Quer fazer seu negócio ganhar força e ser destaque no mercado em 2022? Seja para proteção veicular, rastreamento ou outros ramos de associação, você pode fazer desse um ano mágico e deixar sua concorrência para trás!
Antes de mais nada, isso é possível com um bom planejamento. E para saber onde se quer chegar, você precisa acompanhar as mudanças e as novas necessidades que surgirem.
Por isso, elencamos algumas tendências para os mercados de proteção veicular e rastreamento. Ou seja, você vai estar mais preparado para agir no momento certo!
Confira a nossa seleção de ideias:
1ª tendência para proteção veicular: valorização dos funcionários
A primeira tendência para proteção veicular ou rastreamento tem a ver com saúde. Antes de tudo, vamos abordar o bem mais precioso de toda empresa: as pessoas. Vamos abordar sobre as doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. Desde 1º de janeiro deste ano, está em vigência a CID 11, nova classificação sobre a Síndrome de Burnout adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com o documento, agora a síndrome passou a ser tratada como um estresse crônico. Tal estresse é adquirido durante o trabalho e não foi tratado com a importância necessária. Se sua gestão de pessoas se preocupava anteriormente apenas com a produtividade prejudicada ou com a saída de colaboradores em razão do Burnout, a tendência é de que agora a doença ganhe mais dois fatores de risco: jurídico e financeiro.
Como evitar o Burnout nos funcionários?
Para você que atua com proteção veicular ou rastreamento, aí vai a nossa primeira dica. Reconheça as áreas mais problemáticas através de pesquisas internas. Faça a seguinte avaliação:
- Está havendo excesso de trabalho?
- Seu colaborador gosta do horário de trabalho dele?
- Em qual parte do dia eles desempenham melhor suas atividades?
- Tarefas repetitivas causam estresse? Se sim, quais?
Invista em processos
Como resultado da pesquisa citada no item anterior, caso a atividade não seja essencial, você pode eliminá-lo de sua rotina. Se ela for de grande importância, tente automatizá-lo. Quando não for possível, promova workshops, diálogos e atividades com seu time.
Você também pode implantar ferramentas e conceitos que contribuem com o dia a dia de trabalho. Como por exemplo, a Hinova Consult oferece consultorias que te auxiliarão a executar rotinas de sucesso.
2ª tendência para proteção veicular: avanço do trabalho híbrido
A segunda tendência para proteção veicular se trata sobre a preferência pelo trabalho híbrido (presencial+ remoto). Esse é um termo que ganhou visibilidade desde o início da pandemia de COVID-19. Muitas empresas de proteção veicular e rastreamento precisaram se adaptar às pressas para oferecer essa possibilidade de trabalho aos funcionários.
Mas acredite! De antemão, já digo que ainda temos muito para amadurecer e consolidar. Esse regime de trabalho é uma tendência que tende a perdurar como uma exigência dos colaboradores, que desejarão oportunidades mais flexíveis.
Adote ferramentas de gerenciamento de trabalho
Tenha um gerenciamento assertivo de demandas internas de sua equipe. Pense na contratação de softwares para te auxiliar neste trabalho, como o Workflow da Hinova. Com ele, sua associação de proteção veicular ou rastreamento contará com uma ferramenta que possibilitará a informatização das tarefas. Tudo integrado ao Sistema de Gerenciamento de Associações (SGA).
3ª tendência para proteção veicular: sua associação na internet
É fato que estamos mais conectados do que nunca. Segundo uma pesquisa da Ebit Nielsen, o comércio eletrônico teve aumento de 31% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. E como terceira tendência para proteção veicular, é esperado que esse número tenha um alcance mais expressivo em 2022!
Sabe aquela história de que seu negócio precisa aparecer para ser lembrado pelos clientes? Pois é! Como resultado dessa necessidade, sua associação de proteção veicular ou rastreamento precisará investir, definitivamente, em mais marketing digital e criação de conteúdo.
Faça atualizações constantes em suas páginas
Mantenha seu site, blogs e contas em redes sociais sempre com as atualizações em dia. Juntamente com isso, sua associação de proteção veicular ou rastreamento precisa estar atenta a sites de reclamação aberta. Muitos clientes recorrem a esses perfis antes de tomar a decisão de contratar um serviço ou produto.
4ª tendência para proteção veicular: associados mais atentos aos seus direitos
Já na reta final de 2021, o Governo de Minas Gerais sancionou a lei nº 23.993. Ela estabelece normas para a defesa do consumidor das associações de socorro mútuo, como as de proteção veicular e rastreamento. Vale lembrar que a Lei foi fruto de um projeto conduzido pelo deputado Mário Henrique Caixa, com o apoio do Grupo Hinova para seu desenvolvimento.
Ou seja, é essencial que as entidades de socorro mútuo cumpram as exigências para evitar multas, como as previstas na Lei 8.078 (Código de Defesa do Consumidor)
Fique atento à nova lei 23.993 em Minas Gerais
A lei 23.993 traz em sua descrição quatro artigos. No entanto, você deve ficar de olho principalmente no item que aborda a aplicação real do rateio de despesas e a prestação aos seus associados sobre as regras utilizadas.
Caso não sejam feitas, sua entidade estará descumprindo, em outras palavras, a regra básica do que é ser socorro mútuo.
Oportunidade para você se diferenciar
Como você já sabe, o mercado está cada vez mais voraz e as empresas precisam buscar fatores de destaque perante aos concorrentes. Por isso, em primeiro lugar, é importante que você cumpra todos os requisitos da Lei 23.993. Afinal de contas, com o advento da internet, uma tendência para proteção veicular em 2022 é de que os consumidores procurem saber mais informações sobre um produto ou serviço antes de fechar um contrato.
Além disso, você pode chamar a atenção de um futuro cliente ao seguir certificações respeitadas no mercado, como a ISO 9001. Quem nunca pelo menos ouviu falar nesse tópico, não é verdade? E a Hinova Consult oferece consultoria completa para implantação e manutenção do selo. E isso não é somente para associações de proteção veicular ou rastreamento, mas para qualquer tipo de negócio.
5ª tendência para proteção veicular: aumento da responsabilidade com o meio ambiente
O ano de 2021 foi de muitos desafios para a preservação do meio ambiente. Foram meses marcados pelo crescimento do desmatamento e das queimadas, com devastação de diversos biomas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registrou uma alta de 21,97% na taxa de desmatamento no último ano. Isso resulta uma perda de mais de 13 mil km² de área no período entre 1 de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021.
O saldo não é positivo e exige mudanças. E a aposta em formas de preservar o meio ambiente no dia a dia deve ser pensada como obrigação dos cidadãos e também das associações de proteção veicular e rastreamento.
Alie a preservação com a economia de custos
Incentive seus colaboradores a utilizarem a energia elétrica de modo consciente. Relembre a eles que a luz solar pode iluminar o ambiente de trabalho. Adote também a informatização de documentos e processos e evite o uso de papéis. Além de contribuir com o meio ambiente, lado sua associação terá redução de custos e, certamente, aumento da rentabilidade.
6ª tendência para proteção veicular: recuperação do mercado e como sua associação pode aproveitar
Os anos de 2020 e 2021 foram de grandes adaptações para todos nós, não é verdade? Com o aparecimento da COVID-19, precisamos adotar uma série de medidas para prevenção à doença.
Nesse sentido, naturalmente a economia se retraiu e postos de emprego foram fechados. Como resultado, muitas pessoas ficaram desempregadas nesse período. Mas com o avanço da vacinação, a tendência é de que a situação do país ganhe um novo fôlego.
Por isso, 2022 pode ser o melhor momento para sua associação de proteção veicular ou rastreamento investir na recuperação de valores a receber. Além disso, você pode trabalhar aa recuperação de associados que deixaram de contar com seus serviços em razão da inadimplência.
Prefira um auxílio profissional
Uma maneira de garantir que seu setor de cobrança realize um trabalho mais assertivo é com o apoio de softwares de gestão. Uma das ferramentas mais conceituadas do mercado é o Sistema de Gestão de Cobrança, da Hinova Cobrança.
Com o SGC, desenvolvido especialmente para as associações de proteção veicular e rastreamento, seu negócio contará com processos automatizados. A ferramenta te auxiliará na gestão de recebíveis com relatórios completos, diminuindo a inadimplência.
E se sua associação não possui um setor de cobrança, você pode optar pela terceirização. Conte com o apoio da Hinova Cobrança, que possui profissionais altamente capacitados e experientes nesse mercado!
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