Chip M2M: o que é e para que serve? Tire todas as suas dúvidas
Quando você pensa em chip, provavelmente vai lembrar daquele pequeno cartão que está no seu celular. Essa é apenas uma das funções de um chip, que também pode assumir um papel fundamental nas operações de uma empresa de rastreamento, por exemplo. Nesse caso, quem entra em ação no rastreador é o chip M2M.
Mas você já tinha ouvido falar nessa tecnologia? Sabe qual a diferença entre ele e um chip comum de celular? Neste conteúdo, reunimos todas as informações que você precisa saber sobre esse tema.
Além disso, vai ficar por dentro ainda de qual a melhor opção em chip M2M para rastreador, uma dica fundamental para você que atua no mercado de rastreamento.
Veja o que você vai ler neste conteúdo:
- O que é um chip M2M?
- Diferenças do chip M2M para o chip comum
- Em quais equipamentos um chip M2M funciona?
- Qual a melhor opção de chip para rastreador?
- A melhor maneira de gerenciar chips M2M
- Descubra mais sobre chips e rastreadores com a Hinova Conecta
O que é um chip M2M?
Em primeiro lugar, um chip M2M é dispositivo microeletrônico que garante a comunicação e a transferência de dados entre uma máquina e outra de forma remota. Essa transmissão entre duas máquinas é que origina o nome M2M, que inglês significa Machine to Machine.
E tem mais! Ao contrário dos chips para celular, um chip M2M pode utilizar tanto a APN pública quando uma APN privada para tráfego. A APN privada é mais indicada para a operação, pois tem prioridade na transmissão de dados em relação a APN pública, utilizada nas conexões feitas por smartphones, notebooks e outros equipamentos.
Diferenças do chip M2M para o chip comum
À primeira vista, tanto o chip M2M quanto o chip comum são muito semelhantes. No entanto, é no dia a dia que eles se diferenciam. O consumo do pacote de dados por um chip M2M é muito maior do que por um dispositivo normal, além de exigir uma série de configurações para o monitoramento de informações e dados.
Outra vantagem desse tipo de chip é que as empresas que fazem o uso desse tipo de tecnologia contam com um suporte completo das operadoras. Podem adotar contratos de acordo com as necessidades apresentadas, bem como fazer outras adequações que incrementem o resultado final.
O M2M também pode ser muito mais seguro do que um dispositivo para celular. Isso porque o equipamento pode ser operado remotamente com um endereço de IP estático de forma privado e combinado a uma VPN.
Em quais equipamentos um chip M2M funciona?
São várias as aplicações em que um chip M2M tem atribuição. A mais conhecida delas é o rastreamento veicular. Cada equipamento presente nos carros, caminhões, ônibus e demais veículos possuem um dispositivo do tipo, responsável pela comunicação entre o rastreador e a central responsável pelo monitoramento.
A ferramenta também é muito utilizada em terminais POS, aquelas maquininhas de cartões de crédito e débito. Pode ser encontrada ainda no dia a dia das grandes cidades, como no controle de iluminação pública, de sinais de trânsito e na gestão do transporte e trânsito.
Qual a melhor opção de chip para rastreador?
Se você atua no mercado de rastreamento, são várias as opções de chips disponíveis para equipamentos do tipo. Mas na hora da seleção, é preciso optar por empresas que ofereçam infraestrutura completa para uma operação segura e uma conexão confiável.
Entre as melhores alternativas do mercado está a Hinova Conecta. A empresa, que é referência em conectividade no Brasil, disponibiliza chip para rastreador de diversas operadoras e vários planos, que podem ser customizados de acordo com as necessidades da empresa. Além disso, disponibiliza aos clientes os melhores rastreadores, bem como software para a gestão dos dispositivos.
Sob o mesmo ponto de vista, a Hinova Conecta oferece hoje a melhor condição em chips M2M Vivo do país. Com o melhor preço e custo-benefício, a empresa tem a estrutura mais robusta do setor, com mais de 300 mil chips na base, dados 100% hospedados no Google Cloud e suporte em M2M com mais de 10 anos de experiência.
A melhor maneira de gerenciar chips M2M
É o sonho de qualquer gestor deste segmento ter controle completo dos seus dispositivos e ainda ter acesso às informações mais importantes para a operação diária da empresa. Esse anseio pode ser alcançado com plataformas de gestão de chips, como a Árya, da Hinova Conecta.
Com a ferramenta, é possível fazer a gestão de linhas em tempo real, acompanhar se as linhas estão on-line ou off-line, se os chips estão ativos ou inativos, além de conseguir fazer a ativação e reset de dispositivos pela plataforma.
E não para por aí. Através da Árya, o gestor tem acesso ao consumo e histórico de conexões, boletos em aberto e quitados, bem como localização LBS e envio de mensagem SMS para todas as linhas M2M.
Descubra mais sobre chips e rastreadores com a Hinova Conecta
São inúmeras as possibilidades que a sua empresa tem quando conta com o suporte de empresas como a Hinova Conecta. Além de chip para rastreador M2M, a Hinova Conecta tem em seu portfólio para o mercado de rastreamento, como o Localização Garantida. A solução garante a recuperação de um veículo roubado ou a indenização ao seu cliente.
Conheça mais sobre a empresa através do Instagram clicando aqui.