Projeto Urihi e o Cerrado: veja o que a Hinova Bio já fez para contribuir com a preservação do bioma

Projeto Urihi e o Cerrado: veja o que a Hinova Bio já fez para contribuir com a preservação do bioma

Ocupando cerca de 22% do território, o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, ficando atrás apenas da Amazônia. Considerado como “berço dos grandes rios brasileiros”, o Cerrado abrange os estados de Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. Também divide áreas com outros biomas no Amapá, Amazonas e Roraima.

Atuando na proteção de alguns dos biomas brasileiros, a Hinova Bio também está presente no Cerrado. Uma área de 60 mil m², próxima da cidade de Itambé do Mato Dentro (MG), foi escolhida pela instituição para ser recuperada e abrigar a reserva biológica Urihi, mesmo nome do projeto de preservação ambiental da Hinova Bio.

Para a área, localizada entre duas propriedades rurais que possuem a pecuária como principal atividade, a Hinova Bio quer manter o livre trânsito dos animais entre todos os espaços, sem a presença de cercas limitantes, através de acordo com os proprietários de fazendas vizinhas.

De acordo com Emanuel Maciel, a adoção de uma área em região de Cerrado foi feita em razão da rápida devastação que vem acontecendo no bioma. Segundo o IBGE, aproximadamente 50% da vegetação original já foi devastada, principalmente, pela agropecuária. “A velocidade da destruição do Cerrado nos levou a procurar uma área para preservar por entender que o planeta precisa de ajuda. O processo de desmatamento do Cerrado tem se agravado cada vez mais, sobretudo por conta da agropecuária e monocultura”, considerou.

Acompanhe a Hinova Bio!

Quer ficar por dentro de todas as ações da Hinova Bio? Siga o Instagram oficial da instituição!

Acesse: instagram.com/hinovabio

No Comments

Post A Comment