Como superar a crise através de uma boa gestão financeira

Como superar a crise através de uma boa gestão financeira

Os últimos anos têm sido difíceis na economia brasileira. Vivemos um período de recessão econômica que, não à toa, tem sido chamado de crise.

Nesse cenário, quem quer se sair bem no mercado precisa aprimorar a gestão e trabalhar com as melhores práticas para não afundar como muitos à sua volta.

Em meio à crise, empreendedores, líderes e todos os profissionais precisam pensar e agir para evitar prejuízos. E como o dinheiro parece valer ainda mais em tempos de crise, vamos falar de um ponto importantíssimo para o sucesso das empresas: a gestão financeira.

Gestão financeira em tempos de crise: por que você precisa se preocupar

Durante uma crise, trabalhar bem com os números é essencial. Gastos provavelmente serão cortados, o orçamento vai precisar ser enxugado em algum momento e toda decisão precisa de muito cuidado antes de ser tomada.

Quem tem controle das finanças do negócio tem uma vantagem competitiva enorme em relação às empresas com uma má gestão financeira.

Essas últimas tendem a gastar de forma irresponsável, cortar gastos indevidos ou no momento errado e não ter uma visão concreta do momento atual da empresa – e muito menos do seu futuro. Para não cair nessa, pode ter certeza: se dedicar a fazer uma gestão financeira boa de verdade é o que vai fazer a diferença.

Dicas para a melhor gestão financeira do seu negócio

Já ficou claro que trabalhar a gestão financeira é essencial, mas como fazer isso na prática? Vamos te ajudar nisso também, com as principais dicas para empresas que vão gerenciar suas finanças do jeito certo.

Algumas dicas são muito básicas para quem quer fazer a melhor gestão financeira possível, mas elas podem passar despercebidas por muitos. Outras dicas de gestão não são tão óbvias mas são igualmente importantes. Confira as principais dicas para escapar da crise:

Gestão Financeira

Controle as contas a pagar e receber

Realizar um controle de contas é a melhor forma de saber exatamente a situação financeira em que a empresa se encontra. Sabendo o dinheiro que vai entrar e sair, bem como os prazos certos para isso, vai ajudar na gestão financeira como um todo, proporcionando ainda uma visão mais clara do futuro da empresa.

Faça uma boa gestão do tempo

Todo mundo já ouviu falar que tempo é dinheiro. Esse ditado é muito antigo mas nem por isso deixa de ser verdade. O tempo é um recurso cada vez mais escasso e as empresas precisam saber disso. 

Economizar em tempo significa economizar dinheiro, esforços e até mesmo economizar nas pessoas envolvidas na empresa. Esse é, sem dúvida, um dos principais pontos que as empresas precisam estar de olho quando falamos em uma gestão eficaz.

Organizar agendas, otimizar processos e delegar as tarefas certas para as pessoas certas é o caminho para economizar tempo. Dedique tempo a melhorar esses pontos e caminhe mais facilmente para uma gestão financeira eficaz. Uma coisa está bastante ligada à outra, pode ter certeza.

Cuidado ao cortar gastos

Em tempos de crise, as empresas facilmente optam por cortar gastos. Apesar de parecer a alternativa mais certa – e ser claramente a mais fácil, não é bem por aí.

Na hora de cortar no orçamento ou mesmo no pessoal da empresa, muitos fatores precisam ser levados em consideração. Em um exemplo clássico, as empresas cortam facilmente a verba de marketing em tempos de crise.

Antes de fazer isso, porém, é preciso colocar na balança o retorno que os esforços em marketing oferecem para e empresa. Quando se corta em marketing, conforme o exemplo, menos clientes novos poderão chegar à empresa. Esse é um risco que vale correr?

A boa gestão financeira não significa cortar gastos a qualquer preço. Pelo contrário, significa administrar o dinheiro de forma inteligente, pensando não só no agora, mas também a longo prazo.

Use a tecnologia a seu favor

Foi-se o tempo em que a tecnologia era vista como algo caro e inacessível. Hoje, com o boom das soluções e ferramentas digitais, muitas empresas oferecem produtos totalmente online que, além de otimizar os processos, também custam menos do que opções manuais e que precisam de mais esforço humano.

Investir em soluções digitais pode fazer com que a empresa economize dinheiro te várias formas. Tarefas de gestão financeira são uma das principais delas.

É possível contratar, investindo muito pouco, ferramentas que agilizam processos cruciais do financeiro da empresa, como o controle de contas e pagamentos a fazer. Confie nas ferramentas digitais e os resultados poderão ser sentidos no financeiro da empresa.

Cumprindo todas as nossas dicas, a gestão financeira bem feita vai trazer benefícios a curto, médio e longo prazo para a empresa. E para saber mais, não deixe de acompanhar aqui no blog as melhores dicas de gestão. Para continuar aprendendo sobre gestão financeira, leia agora nossas sugestões de 5 livros imperdíveis sobre controle financeiro. Até a próxima!

Deixe seu comentário aqui

comentários