Controle Financeiro: 5 livros que você deve ler

Controle Financeiro: 5 livros que você deve ler

Toda empresa precisa se preocupar com seu controle financeiro. Fazer uma boa gestão das contas, em qualquer negócio, é essencial para se organizar, se preparar melhor para o futuro e para eventuais adversidades.

Empresas que fazem um bom controle financeiro tendem a se posicionar melhor que seus concorrentes, especialmente em tempos de crise, onde o preparo e o planejamento certamente vão fazer toda a diferença.

O controle financeiro, quando bem feito, também faz a empresa economizar. Em recursos, tempo e claro, em dinheiro – tudo isso se ganha ao gerenciar bem as finanças de um negócio. 

O problema é que lidar com números não é o forte de muitos empreendedores. Mas não se preocupe! Aprender a fazer um controle financeiro eficaz para a sua empresa é possível – e não é uma tarefa das mais difíceis.

Para ajudar, separamos alguns dos principais conteúdos sobre o assunto. Confira nossas dicas e aprenda a fazer um controle financeiro mais eficaz e produtivo para o seu negócio.

Livros sobre controle financeiro: 5 obras essenciais

Saia da Crise – W. Edwards Deming

Crise é um termo que, infelizmente, tem feito parte da vida do empreendedor brasileiro nos últimos anos. Vivemos atualmente um período difícil na nossa economia que, mais do que nunca, pede uma boa noção de finanças e exige um controle financeiro estruturado das empresas que querem sobreviver nesse cenário.

Falando nisso, a primeira dica de livros essenciais sobre controle financeiro trata exatamente disso. O autor é uma referência em gestão em todo o mundo, e não é a toa.

Nesse livro ele compartilha 14 princípios de gestão que vão ajudar empresas a encarar e sair de momentos difíceis, de forma inteligente e estratégica.

Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

O livro Quem Pensa Enriquece é um clássico que vai ajudar quem está com dificuldades de implementar um controle financeiro ou outros processos mais drásticos na vida profissional e na realidade dos negócios.

Escrito há várias décadas, o livro ainda faz muito sucesso como referência em auto-aperfeiçoamento profissional. Aprenda com Nas lições de Napoleon Hill não só sobre finanças, mas também de motivação, proatividade e persistência para colocar os objetivos do negócio em primeiro lugar e buscá-los do jeito certo.

Finanças e Estratégias de Negócios Para Empreendedores – Steven Rogers

O livro aborda, dentro do conceito de empreendedorismo, os aspectos financeiros que devem ser considerados na elaboração, criação e desenvolvimento de novos negócios

Finanças e Estratégias de Negócios Para Empreendedores tem a vantagem de ser uma leitura fácil e agradável. Para quem não entende muito de números e finanças, fica mais fácil aprender e absorver lições valiosas que a obra traz – assim como aplicá-las na prática! 

A obra traz lições claras e didáticas que podem ser utilizadas facilmente por empreendedores de qualquer segmento e área de atuação.

Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros – Gustavo Gerbasi e Rafael Pachoarelli

O livro de Gustavo Gerbasi e Rafael Pachoarelli traz ótimas dicas de como utilizar os números de sua empresa para direcionar melhor as suas estratégias de negócios.

Todos os tipos de gestor podem aprender muito com as dicas dos autores, que abordam conceitos de finanças indispensáveis para colocar em prática um controle financeiro que traz resultados de verdade.

Leitura essencial para aprender a tomar decisões mais inteligentes, sempre baseadas em dados concretos e nunca em achismos.

Contabilidade e Finanças para Não Especialistas – Hong Yon Ching, Fernando Marques e Lucilene Prado

Seguindo a linha de livros com lições básicas e completas sobre finanças, Contabilidade e Finanças para Não Especialistas entrega o que o nome mesmo já diz.

O livro aborda conceitos básicos e extremamente importantes do dia a dia financeiro das empresas. Gestão de caixa, das contas e do capital de giro são só alguns exemplos do que é conceituado e devidamente explicado ao longo da leitura.

Como consta no título do livro, não é preciso ser especialista para entender as lições ou aprender como colocá-las em prática. Pelo contrário: quem entra em contato com o livro pode ser um leigo que, no fim da obra, vai ter uma visão completa sobre finanças e mais ainda – sobre negócios de forma bem ampla e certeira.

Gestão e controle financeiro – confira mais dicas!

Por fim, o conhecimento sobre controle financeiro não precisa se limitar aos livros didáticos e clássicos da literatura dessa área. Blogs e sites especializados ainda trazem dicas incríveis sobre gestão, empreendedorismo e claro, sobre o tema deste artigo.

Não deixe de acompanhar e aproveite para ler nossos conteúdos sobre gestão financeira aqui também. Aprenda mais sobre como organizar as contas do seu negócio e sobre controle de contas a receber.

E por fim, aproveite para ver também as melhores dicas de gestão que vão além do financeiro, desde o gerenciamento de tempo nas empresas até o caminho ideal para conquistar e fidelizar clientes!

Deixe seu comentário aqui

comentários