Gestão Empresarial: Já Está na Hora de Pensar em 2019

Gestão Empresarial: Já Está na Hora de Pensar em 2019

Com a chegada do fim do ano também é hora das empresas se preocuparem com um ponto importante da gestão empresarial: o planejamento. Por isso, para começar 2019 com o pé direito, seu negócio precisa traçar os objetivos, planos, o orçamento e as melhores estratégias para o ano seguinte.

Chegando ao final de 2018, depois de passarmos pela Copa do Mundo e pelas conturbadas eleições, as empresas agora vão focar no futuro. Como fazer isso corretamente é o que vamos ensinar agora. Continue lendo para aprender a se planejar para acertar na gestão empresariam em 2019. 

Por que você precisa se planejar para 2019

O planejamento é o norte que toda empresa precisa para saber o que fazer, quando fazer e que resultados esperar.

Pensando especificamente no fim do ano, não existe momento melhor para sentar com os gestores e traçar os objetivos e ações do novo ano que virá. Fechando o ano fiscal, as empresas encerram um ciclo para iniciar um novo a partir de janeiro.

Por isso, é uma boa hora para encarar novos desafios de gestão, tirar do papel as novas ideias e se preparar para as mudanças que chegam com 2019. 

2019 ainda traz um marco específico, que motiva ainda mais os empreendedores a se planejar. Passadas as eleições de 2018, muita coisa promete mudar especialmente na economia.

Para quem quer se adequar ao cenário econômico mais atual e aproveitar das previsões de alta no mercado, um bom planejamento fará toda a diferença.

Planejamento da gestão empresarial: por onde começar

O primeiro passo de qualquer planejamento na gestão empresarial é traçar objetivos. O ponto de partida para chegar a qualquer lugar é definir exatamente aonde quer chegar. Traçar as metas e objetivos a curto, médio e longo prazo é fundamental.

Faça isso para se saber o que será preciso fazer, onde investir e o que mudar ou melhorar na sua gestão empresarial.

A partir daí, aprenda com as lições de 2018. Faça um levantamento geral das principais ações, falhas e acertos do ano. Olhar para trás vai ajudar a não cometer os mesmos erros e a pensar no que é preciso para melhorar e crescer no próximo ano.

Outra dica importante para começar o seu planejamento é prezar pela organização e registrar tudo. O planejamento do ano deve ser um trabalho a ser seguido minuciosamente, para que nada se perca no caminho. 

gestao-empresarial

Em seguida, chega a hora de partir para o planejamento de fato. 

Planejamento estratégico x planejamento orçamentário

Quando pensamos no ano que vai começar, não é hora apenas de rever o planejamento estratégico da empresa. Além de traçar os objetivos gerais e específicos da gestão empresarial, também fica a necessidade de agir em outras frentes, como o planejamento orçamentário.

O planejamento orçamentário é o que trata da distribuição dos recursos de um negócio ao longo de um período definido. É no planejamento orçamentário que os gestores vão tratar das receitas, custos, despesas e investimentos da empresa para o próximo ano.

Na prática, esse documento vai funcionar como um relatório de contabilidade, mas “de trás para frente”. Ao invés de registrar o que foi gasto e como foi gasto, o plano orçamentário vai distribuir os recursos que ainda serão aplicados em pontos diversos do seu negócio.

Para elaborar um bom planejamento orçamentário, o que não pode faltar é passar por:

  • Planejamento de Marketing e vendas
  • Orçamento de custos de produção da empresa
  • Previsão de gastos com pessoal
  • Orçamento de Despesas Operacionais
  • Orçamento de Investimentos

Faça com que todos os itens acima sejam previstos no seu planejamento para ter uma visão completa de quanto dinheiro será empregado em cada área do seu negócio. Mesmo que as previsões não se cumpram exatamente como consta no plano orçamentário, é importante que elas sejam bem documentadas para servir de norte para o trabalho.

Dicas para uma gestão empresarial de sucesso em 2019

Já falamos acima sobre os primeiros passos para elaborar um planejamento estratégico para o próximo ano. Mas e na prática, o que não pode faltar?

Resgatando as etapas iniciais desse documento, siga algumas dicas fáceis para traçar o plano geral que será necessário para impulsionar sua gestão empresarial. Experimente começar assim:

  • Onde a empresa está atualmente?
  • Onde o planejamento deve chegar?
  • O que será feito para chegar lá?

Para responder corretamente a essas questões, o caminho da elaboração do planejamento pode usar de dicas valiosas, como:

Estabelecer metas alcançáveis

Conhecendo bem a realidade atual e os objetivos traçados para a gestão empresarial, tenha sempre em mente algumas metas alcançáveis. É importante saber sonhar na hora de planejar o próximo ano.

Portanto, nada de almejar metas impossíveis, que só resultarão em frustração ao longo do próximo ano. Seja ambicioso, mas sem tirar os pés do chão. 

Trabalhe para superar expectativas

Ter um plano é essencial, mas que tal trabalhar para alcançar ainda mais do que o previsto? A equipe que veste a camisa da empresa deve ser preocupar sempre com as metas estabelecidas, mas pode ir muito além.

Pense sempre em cumprir o plano, mas não ignore as chances de superar cada vez mais as expectativas do seu negócio. Lembre-se que não existe limite para que um negócio cresça!

Ajuste o plano pelo caminho

Novamente, um bom planejamento é fundamental para o sucesso da gestão empresarial. Isso não significa, porém, que ele não deve mudar ao longo do caminho. Durante o ano de 2019, mantenha o planejamento sempre sob observação, mas esteja preparado para mudá-lo durante o percurso.

Uma série de variáveis pode deixar o plano obsoleto em um ou outro ponto. Não se prenda exclusivamente ao documento que elaborou em 2018 e faça os ajustes necessários na direção que sua execução está tomando. Não vale abandonar o planejamento, mas sim retocá-lo sempre que necessário.

Valorize a criação coletiva

Outro ponto positivo do planejamento para 2019 é envolver o máximo de colaboradores possível. Aquele ditado que duas cabeças pensam melhor do que uma é muito verdadeiro na hora de traçar ações de gestão empresarial.

Valorize opiniões vindas de pessoas diferentes, vindas das mais diversas áreas e com cargos também distintos. Ouça o que a equipe tem a dizer para pensar em ações que vão impactar seu trabalho positivamente no próximo ano.

Assim, fica mais fácil engajar o time em torno das questões que realmente importam e estimular o trabalho em equipe para facilitar a busca pelos objetivos.

Faça bom uso da tecnologia

Como estamos falando em futuro, agora é hora de ligar o assunto à tecnologia. Cada vez mais as tecnologias estão transformando a gestão empresarial para melhor e toda empresa pode se beneficiar disso.

Sendo assim, nada melhor do que aproveitar a virada do ano para conhecer novas soluções para problemas que seu negócio enfrenta no dia a dia. Absolutamente qualquer área de uma empresa consegue tirar proveito de alguma ferramenta tecnológica, até mesmo gratuitamente ou gastando muito pouco.

Você pode impulsionar as tarefas de gestão com um software automatizado, concentrar os esforços de marketing em uma plataforma de automação e organizar o funil de vendas em um CRM, por exemplo.

O importante é encontrar a ferramenta ou plataforma certa para te oferecer eficiência, agilidade e minimizar os erros de cada área.

Busque sempre a inovação e a otimização

Complementando o item acima, com a ajuda de tecnologia as empresas podem aproveitar 2019 para buscar dois objetivos importantes da gestão empresarial: inovação e otimização. 

Guarde bem essas duas palavras para que o trabalho renda mais e melhor no próximo ano. Otimização significa melhorar cada processo possível da sua gestão empresarial.

O mercado está bastante competitivo e os consumidores cada vez mais exigentes, dois fatores que se tornam desafios para os empreendedores. Por isso é imprescindível encontrar soluções que ajudem a otimizar de fato os seus processos, projetos e cada tarefa possível.

Enquanto isso, é sempre bom buscar a inovação, ou seja, uma forma de resolver problemas de forma criativa, eficiente e que gere valor para você e seus clientes. Novamente, boa parte desses desafios podem ser confiados à tecnologia.

Como citado no item anterior, um ótimo exemplo para usar a tecnologia a seu favor é apostar em um software de gestão empresarial.

Nesse cenário, você pode otimizar o trabalho e ainda inovar com soluções simples, que custam pouco e trazem ótimos resultados. Em um exemplo prático, que tal melhorar consideravelmente uma área importante como o financeiro da empresa?

Um software de gestão financeira organiza todas as contas, despesas e controles internos da sua empresa em um único lugar. De maneira inteligente, intuitiva e fácil de usar, você pode controlar o estoque, as contas a pagar e receber e acompanhar de perto todos os números. Melhor ainda, de forma muito segura e minimizando erros que podem ser cometidos em processos mais manuais.

Um software de gestão empresarial assim pode parecer fora da sua realidade? Pois não acredite nisso. Conheça a solução que a Hinova oferece e descubra como reunir todas as tarefas da sua gestão financeira em um só lugar.

Para conferir essas vantagens e dar o primeiro passo para ter um ótimo 2019 nos negócios, é só ver aqui. Até a próxima!

Deixe seu comentário aqui

comentários