Iniciando o planejamento estratégico em sua gestão empresarial

Iniciando o planejamento estratégico em sua gestão empresarial

No artigo da semana passada, você viu que o planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão empresarial que determina as diretrizes do negócio ao longo do tempo. É nesse plano que se registra o que faz a empresa ser o que ela é bem como os objetivos e ações para ser o que ela pretende ser no futuro. 

Elaborar um bom planejamento estratégico ajuda as empresas a definirem um norte para suas estratégias. Aprenda, então, o que você precisa definir para criar o melhor plano para o futuro do seu negócio:

Planejamento estratégico: por onde começar?

Os itens do planejamento de cada empresa vão variar de acordo com o seu momento e objetivos. Ainda assim, a parte inicial do documento segue a mesma estrutura de informações. 

Em seu início, o planejamento estratégico vai discorrer sobre a identidade da empresa e constar também seus objetivos. Sendo assim, neste post, esse será nosso foco – te ensinar um passo a passo sobre o que não pode faltar no planejamento estratégico da sua gestão empresarial.

Sobre a empresa

O princípio do planejamento estratégico é um sumário da empresa – sua identidade, o que ela é e o que quer ser. É a partir daí que se constrói a identidade do negócio para pensar no futuro e no que será feito para chegar até ele.

Nestes primeiros itens, é registrado um panorama que vai servir de base para traçar os objetivos do negócio e as ações para chegar até ele. Os itens comuns dessa etapa são:

Missão

Dentro de uma empresa, a missão representa o seu propósito. Em uma frase, como seria possível resumir o serviço ao qual seu negócio se presta? Em suma, a missão é a síntese do que a empresa faz, de como ela busca seus objetivos.

A missão, porém, não é apenas um jeito de falar quais são as atividades do negócio, mas como ele vai além na entrega das suas soluções. A missão de um restaurante, por exemplo, não é apenas alimentar pessoas.

O que seus gestores podem traçar como missão “oferecer uma experiência gastronômica única, agradável e memorável aos seus consumidores” – muito além de apenas matar a fome.

Visão

A visão de uma empresa representa seu sonho, a idealização de onde se quer chegar. É a resposta da pergunta: onde você se vê no futuro?

Cumprindo a missão proposta no item anterior, a visão é onde a empresa será levada. Se a missão do seu negócio for oferecer soluções inovadoras de tecnologia para pequenos negócios, onde isso te levará? Uma resposta possível para a visão desse negócio: 

Valores

Os valores são o que move a empresa no seu dia a dia e ditam a cultura organizacional. Quais são os sentimentos, atitudes e ideais que movem o negócio?

Os valores, a constar no planejamento estratégico, devem ser as características próprias da sua gestão empresarial aliadas à forma como sua cultura organizacional se manifesta. Indo muito além de ética e de um serviço de qualidade, como seu trabalho é guiado?

Os valores de uma empresa de consultoria podem se basear, por exemplo, na experiência, na transparência, na vontade de ajudar e na inovação. Para registrá-los no planejamento estratégico, o que importa é que eles sejam valores vividos na prática e perceptíveis para seus clientes.

planejamento-estrategico

Metas e objetivos da gestão empresarial

Depois do sumário da empresa, é hora de pensar estrategicamente nas metas e objetivos da sua gestão empresarial. O planejamento estratégico é um documento mas também um plano de ação, que deve ser bem elaborado para sem posteriormente bem cumprido.

Em um exemplo prático, vamos pensar em uma empresa que entendeu a necessidade de melhorar sua estratégia de gestão financeira.

É no planejamento estratégico que os gestores vão registrar essa ambição e pensar nos caminhos para chegar até ela. Para seguir elaborando um bom planejamento, nesse momento deve se registrar:

Objetivos estratégicos

Sendo direto e claro, quais são os objetivos que sua empresa precisa cumprir a longo prazo? É hora de traçá-los aqui.

Essa parte dos objetivos diz respeito ao futuro da empresa. Seguindo o exemplo da melhor gestão financeira, um objetivo estratégico seria erradicar os prejuízos com inadimplência ou equilibrar a longo prazo as contas a pagar e receber.

Objetivos táticos

Definir esses objetivos é pensar em médio prazo, em ações a serem desenvolvidas em um espaço menor de tempo.

Os objetivos táticos, na gestão empresarial, serão cumpridos por todas as áreas tendo em vista o futuro e considerando o que precisa ser feito no meio do caminho para cumprir as metas estratégicas.

Plano de ação

No planejamento estratégico, o plano de ação trata do agora. Que problemas precisam ser resolvidos na gestão? O que fazer para melhorar a rotina agora mesmo? Quando cada tarefa precisa ser executada?

As ações descritas aqui são registradas para serem cumpridas logo, possibilitando o avanço até os objetivos táticos e estratégicos. Para cumprir essa etapa, pense em tudo que pode ser otimizado, em como ganhar mais tempo, economizar recursos e seguir em frente com o plano.

E então, agora você se sente mais preparado para dar início a seu planejamento estratégico? Esperamos que sim! 

E se a sua missão nos negócios é otimizar as ações da gestão empresarial, que tal otimizar processos e centralizar ações estratégicas? Conheça as soluções que a Hinova oferece para ganhar em tempo, eficiência e organização!

Deixe seu comentário aqui

comentários