Tecnologia x segurança empresarial: como reduzir riscos?

Tecnologia x segurança empresarial: como reduzir riscos?

Com o boom da internet, da tecnologia e das ferramentas digitais impulsionando cada vez mais a gestão das empresas, é de se esperar que existam riscos na segurança.

Ataques hackers, vírus e dados sigilosos vazados são alguns exemplos de problemas que as empresas podem enfrentar. Mas como evitar essas situações?

A verdade é que as empresas, mesmo as de pequeno porte, têm muito a fazer para garantir a segurança dos seus dados. Veja agora as principais dicas para reduzir os riscos que a tecnologia pode oferecer à sua segurança empresarial.

Dicas para usar a tecnologia com segurança

Treine os colaboradores em protocolos de segurança 

Estabeleça práticas e políticas básicas de segurança para os funcionários, como a exigência de senhas fortes, e estabeleça diretrizes apropriadas de uso da Internet, a fim de reafirmar e fazer cumprir as políticas de segurança empresarial.

Estabeleça também regras de comportamento que regularizem a forma certa lidar e proteger as informações dos cliente e outros dados vitais do negócio.

tecnologia-segurança

Faça backup dos dados regularmente

A tecnologia está transformando as empresas, inclusive as pequenas, e isso já não é novidade. Enquanto isso, existe quem ainda fique vulnerável por não conseguir usar bem todo o volume de dados que cada vez mais faz parte do dia a dia dos negócios.

O perigo de um ataque cibernético nas empresas não é apenas o roubo de senhas, registros financeiros e pessoais, mas também a perda de grandes quantidades de dados que são vitais para administrar seus negócios.

Portanto, backups regulares de dados são essenciais. Este é um tipo de segurança que você não pode dispensar no mundo moderno se quer garantir seu sucesso com responsabilidade.

Use redes WiFi seguras

Se você tiver uma rede Wi-Fi para seu local de trabalho, verifique se ela está protegida, criptografada e oculta. Para ocultar sua rede WiFi, configure seu ponto de acesso ou roteador sem fio para que ele não transmita o nome da rede, conhecido como SSID (Service Set Identifier).

Por fim, é claro, uma boa senha é sempre um fator que também protege o acesso ao roteador.

Controle o acesso dos funcionários aos dados

Impedir o acesso ou uso de computadores comerciais por pessoas não autorizadas sempre ajuda a proteger informações sensíveis.

Os laptops da empresa podem ser alvos particularmente fáceis de roubo ou podem ser perdidos, então sempre bloqueie-os quando não estiverem sendo usados.

Certifique-se de que uma conta de usuário única seja criada para cada funcionário e exija senhas fortes, conforme a dica que já citamos. Privilégios administrativos só devem ser concedidos à equipe de TI e aos gestores de cada área a quem podem interessar determinados dados sensíveis.

Nunca esqueça dos anti-vírus

Anti-vírus são programas populares que ajudam a proteger a tecnologia desde o início da sua popularização. Por isso, instale e atualize regularmente softwares antivírus e anti-malware em todos os seus dispositivos.

Esse tipo de tecnologia ajuda a bloquear ameaças aos seus dados que podem vir de várias formas e por canais diversos. Até um simples e-mail pode transmitir um malware, ou seja, uma aplicação que pode comprometer dados sensíveis e transmiti-los a terceiros.

Até mesmo dados bancários podem ser roubados por meio de tecnologia, então garanta os programas em dia para sua proteção!

Faça uso de HTTPs

Se o site da sua empresa não usar “https” no endereço, é extremamente recomendado ativar esse recurso o quanto antes. Esse tipo de site tem um certificado SSL/TLS instalado no servidor para criptografar automaticamente os dados transferidos entre o navegador e o servidor.

É uma forma de garantir trocas seguras de informação diretamente com o servidor da sua empresa. Um endereço “https” também aumentará a credibilidade de sua empresa e permitirá que os visitantes saibam que seu site não é gerenciado por fontes suspeitas.

Contrate ferramentas que ofereçam protocolos de segurança

Existem uma série de ferramentas que visam garantir a segurança dos dados que as constitui, nas mais diversas áreas da empresa. Esse tipo de software é bastante útil para agilizar o trabalho e garantir melhores resultados, mas precisa ser escolhido com cautela.

Procure soluções confiáveis do mercado, que centralizem com segurança os dados do seu negócio, seguindo também as diretrizes citadas acima. 

Quer conhecer uma ferramenta completa e totalmente segura para automatizar sua gestão financeira? Então não deixe de conferir o Sistema de Gestão Financeira da Hinova.

No SGF, seus dados estão seguros e você pode executar com tranquilidade todas as tarefas da gestão financeira do seu negócio. Veja mais sobre essa tecnologia aqui e descubra como ela pode ajudar no dia a dia do seu negócio!

Deixe seu comentário aqui

comentários