7 indícios de que a tecnologia está transformando pequenas empresas
A tecnologia está presente em cada passo e ação do nosso cotidiano. Tanto na vida pessoal quanto no ambiente das empresas, cada vez mais estamos usando dos avanços da área para facilitar a forma como agimos e nos comportamos.
No caso das empresas, foi-se o tempo em que a tecnologia era voltada apenas para os gigantes do mercado. Hoje, no auge da era dos aplicativos, das ferramentas digitais e da internet conectada 24 horas por dia, qualquer negócio pode se modernizar mais facilmente, investindo muito pouco ou até gratuitamente.
Não acredita? Então confira a seguir as provas de que a tecnologia já está presente e transformando a realidade das pequenas empresas:
1. Marketing na era do digital
O Marketing é uma das áreas que se modernizou mais facilmente com a tecnologia. Hoje, com o marketing digital, qualquer empresa consegue atrair consumidores interessados no seus produtos com poucos cliques.
As redes sociais, que só no ano passado ganharam mais de 19 milhões de novos usuários no Brasil, mostram como estamos cada vez mais conectados e prontos para interagir com pessoas e empresas.
Manter um perfil no Facebook ou no Instagram para falar com seu público, ou atrair clientes para seu site ou blog empresarial, requer muito pouco investimento e um esforço que vale a pena.
2. Armazenamento de dados
Armazenar dados nas empresas também está mais fácil com a tecnologia. De forma muito óbvia, todo tipo de empresa usa computadores e softwares totalmente online para armazenar arquivos importantes de qualquer área.
Não importa o tamanho da empresa, todas já podem dar adeus a papéis desnecessários e usar a nuvem para guardar arquivos e informações importantes.
3. Chatbots – atendimento por “robôs”
O atendimento aos clientes nas empresas é sempre um ponto que requer dedicação, conhecimento e jeito na hora de lidar com as pessoas. Nem por isso a tecnologia deixou de melhorá-lo.
Uma solução tecnológica que surgiu para automatizar o atendimento ao cliente é o uso de chatbots. Os chatbots são como robôs programados para conversar com clientes, seja no seu site, blog da empresa ou até pela sua página do Facebook.
No Brasil, já existem empresas que oferecem o serviço de criação de chatbots de forma muito barata e fácil de usar. É só criar os textos simulando conversas que seu cliente pode ter para tirar dúvidas, reclamar ou elogiar o seu serviço.
4. Big data
Você já ouviu falar em Big Data? O termo, muito citado quando o assunto é inovação nas empresas, remete aos grandes volumes de informação disponíveis na internet.
Hoje, com uma boa pesquisa e análise de dados, é possível levantar informações importantes sobre seus clientes, público-alvo e concorrentes. Seja no Google, em fontes oficiais de pesquisa ou até nas redes sociais, o Big Data existe concentrando volumes inimagináveis de informação, prontas para serem filtradas e utilizadas nos negócios.
5. Internet das coisas
Internet das coisas é o conceito que explica a integração da internet quando conectada a objetos do nosso dia a dia. Carros inteligentes, geladeiras com funções ligadas à internet e até sistemas de luzes que se acendem e apagam de forma programada são só alguns exemplos já muito reais.
Um bom exemplo da internet das coisas na realidade das empresas é a facilidade de contratar e integrar sistemas de segurança com smartphones.
Hoje em dia, sistemas robustos de câmera e alarmes instalados em um escritório, loja ou qualquer sede empresarial, podem ser acompanhados de perto. Na tela do celular o gestor pode ficar por dentro de tudo o que acontece na empresa mesmo de longe e a qualquer hora.
6. Machine learning
Machine learning é um método de análise de dados realizado por computadores que aprendem a reconhecer e reproduzir padrões. Nessa forma de inteligência artificial, as máquinas trabalham em cima de dados usando algoritmos que vão se adaptando de forma independente.
Na prática, o machine learning já é uma realidade para quem têm negócios digitais, especialmente as lojas online.
Através de machine learning, qualquer loja, independente do seu tamanho, utiliza algoritmos para entender o que o cliente está pesquisando, produtos que colocou no carrinho e não levou e muito mais. Assim, é possível oferecer descontos, promoções e produtos personalizados com base nas preferências e histórico do consumidor.
7. Tecnologia e ferramentas digitais para gestão
Imagine facilitar todos os processos da sua empresa investindo pouco dinheiro e esforço mínimo. Com as ferramentas digitais, isso é possível.
Hoje, é possível contratar softwares que otimizam todos os processos de gestão de uma empresa. Com uma ferramenta digital, os gestores podem pagar pouco ou até mesmo nada para modernizar o controle de estoque, a gestão dos pagamentos e até o controle financeiro de uma empresa como um todo.
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