Como aplicar a metodologia Lean na sua gestão empresarial
A metodologia Lean está ligada a conceitos muito utilizados na indústria. O Lean teve origem na Toyota, que revolucionou a fabricação de bens físicos nos anos 50, 60 e a partir de então. O Lean mantém sua raiz forte na manufatura, mas também encontrou novas aplicações noa gestão empresarial, ajudando empresas em todos os setores a eliminar o desperdício, melhorar processos e impulsionar a inovação.
Pensando nos benefícios que a metodologia Lean oferece para todo tipo de empresa, vamos explorar esse conceito e dicas para que você também possa garantir essas vantagens para o seu negócio e sua gestão empresarial!
O que é a metodologia Lean?
A metodologia Lean é um conjunto de práticas que visa a otimização de processos e práticas empresariais para inovar, economizar recursos e aumentar a eficiência.
Uma empresa Lean, como traduzimos normalmente no Brasil, é uma empresa enxuta. Isso significa que ela opera de forma autônoma, ágil e com foco em crescimento sem desperdícios.
A idéia central dessa estratégia é maximizar o valor do cliente e minimizar o desperdício. Se tornar Lean significa criar mais valor para clientes com menos recursos.
Essa metodologia surgiu com foco em indústrias e na produção otimizada em massa. Hoje, porém, o Lean já foi ressignificado para que todo tipo de empresa consiga aplicar suas ideias na gestão empresarial.
Pilares da metodologia Lean
Para que a metodologia Lean seja corretamente aplicada, ela deve seguir alguns princípios. Os chamados pilares do Lean são as ideias a seguir, que devem ser compreendidas e praticadas no dia a dia para ter uma gestão empresarial enxuta de verdade:
Melhoria contínua
Um objetivo central que as empresas enxutas precisam ter é a criação de valor.
Então, como criamos valor? Criando bons hábitos, que se repetirão e seguirão melhorando as práticas empresariais. Consequentemente, o seu cliente também perceberá e poderá absorver esse valor.
Empresas que querem crescer com o Lean precisam aprender o que nossos clientes querem e precisam – e eliminar o que eles não querem.
Para entregar valor real para o cliente, antes de mais nada, entregue a ele as suas soluções rapidamente. Quando entregamos rapidamente, com base no que sabemos sobre o cliente, podemos obter feedback.
E sabendo se o que entregamos é um fracasso ou um sucesso, obtemos informações valiosas sobre como melhorar. É assim as empresas podem alcançar a agilidade nos negócios.
O ciclo de melhoria contínua ajuda as empresas Lean a se diferenciarem de seus concorrentes. As empresas lean ainda devem engajar os funcionários a fim de promover uma mentalidade de aprendizado e de melhoria constante como alvo.
Eliminação do desperdício
A eliminação do desperdício é fundamental para qualquer coisa relacionada à Lean enquanto metodologia. Daí mesmo é que vem o nome “enxuta”, significando a busca pelo mínimo de desperdício possível.
Para esse fim, um dos principais princípios do Lean é garantir que haja o mínimo de desperdício possível e criado por tudo o que você faz. Quanto mais desperdício você eliminar, mais sua empresa economiza com cada produto que produz e com cada processo realizado.
É difícil cobrir todos os casos em que o desperdício pode ser reduzido na gestão empresarial, pois há oportunidades para isso em praticamente todas as áreas e tarefas realizadas.
No entanto, se você documentar os fluxos de trabalho que segue para tudo o que faz, torna-se muito mais fácil ver onde o desperdício está sendo gerado e como eliminá-lo.
Por exemplo, sem realizar um bom controle financeiro, você não saberá como as tarefas estão sendo executadas quando o assunto é as suas finanças. Você pode ter uma noção dos números, mas não saberá exatamente onde o dinheiro é bem gasto e onde não é.
Embora seja quase impossível eliminar completamente o desperdício, esforçar-se para fazer isso fará com que seus processos e práticas melhorem continuamente e aumentem sua eficiência. Simplificando, se você não está focado em reduzir o desperdício, não está usando bem a metodologia Lean.
Respeito pelo componente humano
Empresas são feitas de pessoas e a gestão empresarial precisa contar com isso o tempo todo.
Quando se fala de lean (ou princípios de metodologia como um todo), ter respeito pelo componente humano não é a primeira coisa que vem à mente.
Claro, você pode valorizar seus funcionários e querer que eles sejam felizes e engajados com seu trabalho, mas torná-lo um princípio fundamental que permeia todos os elementos do seu negócio vai além do que os gestores costumam ter em mente.
Nas suas práticas de gestão empresarial, portanto, lembre-se sempre de quem está desempenhando cada tarefa. Como gestor que quer fazer um trabalho enxuto e eficiente, considere seus colaboradores e siga as dicas.
É também um princípio que é fácil na teoria, pois existem apenas alguns elementos-chave para ter em mente:
- Não sobrecarregue seus funcionários
- Alinhe o propósito da empresa com os objetivos da equipe
- Assegure-se de que suas tarefas tenham o mínimo de atrito possível (nada que os impeça de trabalhar com eles)
- Desafie-os sem exigir demais
Quando você consegue envolver seus funcionários e mostrar a eles o respeito que eles merecem, eles produzirão de forma muito mais consistente, que geralmente significa também uma maior qualidade.
Isso ocorre porque o erro humano é naturalmente reduzido, pois os funcionários não estão desmotivados o tempo todo porque odeiam suas tarefas ou seu ambiente de trabalho.
Liderança leve
Para trabalhar bem com o colaborador, é imprescindível elevar também o papel da liderança. Em uma organização estruturada em torno de uma forma de liderança de comando e controle, o papel do líder é definir o que fazer, mas também as prioridades da equipe – como e quando desempenhar cada tarefa.
Uma liderança baseada em Lean capacita os funcionários com a autonomia para tomar decisões, a oportunidade de dominar seu ofício e o propósito por trás do trabalho, a fim de para entender o valor de seus esforços.
O papel do líder é definir o objetivo em questão e depois permitir que seus funcionários descubram o curso de ação mais adequado para alcançar esse objetivo.
Os líderes são encarregados de tirar o melhor proveito de seus funcionários e remover quaisquer obstáculos que possam impedir que sua equipe se desenvolva e entregue valor ao cliente.
Liderança na gestão empresarial Lean não deve ser baseada em apenas comando e controle, não é microgerenciamento, não é impulsionado pelo ego ou pelo poder da posição. Significa se voltar para o objetivo maior, de cumprir o propósito do negócio enquanto gera valor para os clientes.
O ciclo da metodologia Lean na gestão
Para completar, vale a pena reservar um momento para traçar um ciclo da metodologia Lean. Enxergar os processos dessa forma pode dar uma ideia melhor de como os processos, a produção e a gestão empresarial deve acontecer para resultar em uma empresa enxuta.
As cinco etapas do ciclo de manufatura enxuta são:
- Identifique o valor – defina qual é o objetivo, ou o valor que deve ser entregue para o cliente final;
- Mapeie o fluxo de valor – identifique todas as etapas do processo e elimine as que não criam valor para a equipe ou os clientes;
- Crie fluxos de trabalho – faça as etapas de valor ocorrerem em sequência para entregar soluções eficientes para o cliente o mais rápido possível;
- Estabeleça o pull – faça com que os seus clientes venham até você buscando e querendo de verdade o seu produto, em vez de você precisar empurrá-lo para dentro;
- Busque a perfeição – procurando sempre melhorias contínuas, eliminando desperdícios, fazendo processos confiáveis e, geralmente, seguindo os princípios que abordamos anteriormente, você poderá acabar se tornando Lean!
Como aplicar a metodologia Lean na gestão empresarial: dicas para colocar em prática
Como vimos até agora, a metodologia Lean busca melhoria contínua por meio de uma gestão, planejamento e produção mais eficientes. Portanto, vamos a algumas dicas para aplicar na gestão empresarial hoje mesmo.
Para cobrir o ponto de minimizar o desperdício,busque soluções que automatizem tarefas do dia a dia. Com o boom das ferramentas digitais, cada ponto da sua gestão pode melhorar com ferramentas que custam pouco e que têm muito a oferecer na economia de tempo e dinheiro no trabalho.
Esse tipo de aposta na tecnologia e no digital, minimiza também o retrabalho e dificuldades que trabalhos muito manuais trazem para os colaboradores. Afinal, quem não quer trabalhar de forma mais ágil e eficiente no dia a dia?
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