Como a correta gestão empresarial vai te ajudar a crescer

Como a correta gestão empresarial vai te ajudar a crescer

Crescer, expandir as operações e lucrar mais é um desafio de todas as empresas. Gestores de pequenos e médios negócios, em especial, têm dificuldade de encontrar e desenvolver as oportunidades certas para fazer a organização crescer.

Mas todos eles têm a mão uma ferramenta poderosa que pode ajudar: a gestão empresarial.

O que é e por que se preocupar com gestão empresarial

A chamada gestão empresarial compreende todas as estratégias e ações realizadas na administração de um negócio. Passando pelos recursos financeiros, humanos e pela estrutura da empresa, a gestão empresarial visa organizar de forma inteligente, ágil e eficaz.

O foco da gestão empresarial é sempre voltado para resultados e, consequentemente, desenvolvimento e crescimento da empresa. Em um mercado que muda cada vez mais rápido e exige muito de seus líderes, nada mais natural que a gestão empresarial se tornar uma preocupação e uma necessidade para os gestores que querem sair na frente.

Acreditar e investir na correta gestão empresarial é o caminho para modernizar um negócio, mantê-lo em linha com o que o mercado exige das empresas e mais ainda: lucrar cada vez mais para crescer.

Como aplicar a gestão empresarial para crescer

A gestão empresarial bem feita requer um plano bem montado e executado de forma fiel e organizada. Na prática, veja como essa estratégia deve funcionar para fazer qualquer negócio crescer:

Conheça a fundo seu mercado

Toda empresa precisa conhecer seu mercado antes de mais nada. Preferencialmente antes mesmo de existir de verdade, uma organização precisa ter seu propósito bem definido. Para quem quer vender? Qual o valor real que o negócio vai oferecer para seus consumidores? Que tipo de dor ou necessidade dos clientes o negócio vai suprir?

Para tomar decisões com mais segurança e retorno positivo garantido, os empreendedores precisam ter dados concretos sobre seu mercado. Conhecer a fundo os clientes, concorrentes e características do mercado são pontos essenciais.

Pesquisas de mercado e estudos do tipo são o melhor caminho para conseguir essas informações e devem ser levados a sério.

Planeje passo a passo

Falando em propósito, a gestão empresarial correta precisa existir no papel antes da prática. Como já citamos, as empresas precisam ter informações para basear suas decisões.

Um planejamento estratégico, de metas e objetivos, é requisito básico para quem pensa em fazer crescer um negócio. Cada passo, ação e estratégia a ser desenvolvida precisa ser pensada e registrada antes de colocar a mão na massa.

Só assim os gestores poderão agir de um jeito realmente organizado e voltado para a obtenção de resultados que vão proporcionar o crescimento.

Invista nas pessoas

Pode parecer clichê mas devemos sempre lembrar que uma empresa é feita de pessoas.

Por trás de todo negócio de sucesso está um time competente, responsável e orientado a resultados. O desafio dos gestores, porém, não é só encontrar essas pessoas.

A boa gestão empresarial dita que os líderes dos negócios precisam recrutar, mas também capacitar e motivar seus times o tempo todo para conquistarem juntos o sucesso. 

Quando estruturado, um time eficiente de colaboradores consegue se manter dessa forma, passar adiante o sentimento e crescer junto com a empresa e uns com os outros.

Otimize processos

Para crescer, as empresas precisam se tornar mais ágeis e economizar todo tipo de recurso possível. Um desses recursos, muitas vezes subestimado em importância pelos gestores, é o tempo.

Não é novidade que o mercado muda muito rápido e que a competição é sempre acirrada. Nesse cenário, quem desperdiça tempo fica facilmente para trás. O ditado que diz que tempo é dinheiro está correto quando falamos de empresas.

Para resolver isso, porém, o caminho é simples: otimizar todo tipo de processo dentro da empresa. Processos humanos e de gestão podem ser sempre melhorados e esse deve ser um objetivo das empresas que querem crescer do jeito certo.

Chega de perder tempo com práticas antiquadas e que gastam tempo e esforços desnecessários. A boa notícia é que essa otimização de processos dentro da empresa está mais acessível do que pode parecer.

Com a transformação digital que vem ocorrendo nas empresas, está cada vez mais fácil agilizar e otimizar processos dentro da ótica da gestão empresarial. Com o auge dos aplicativos e ferramentas digitais, empresas de todo porte e segmento podem melhorar suas práticas em qualquer área interna.

Seja na gestão de projetos, no marketing, na estratégia de vendas, ou no controle financeiro. Tudo pode ser melhorado quando se usa a tecnologia a seu favor. Basta conhecer as ferramentas disponíveis e escolher a que melhor se adequar às necessidades do seu negócio.

Controle as finanças

Algo que as empresas de sucesso têm em comum é sempre uma gestão financeira eficazPara crescer, todo empreendedor precisa ter as finanças sob controle. 

Controlar bem o dinheiro não é simplesmente economizar com os custos. A boa gestão financeira exige que os gestores tenham um fluxo de caixa positivo, controle sobre as contas a pagar e receber e mantenha os números sempre fora do vermelho.

Só assim, e acompanhando de perto os números, é possível encontrar as oportunidades para crescer, identificar e mudar o que não está funcionando e otimizar o que estiver.

Corte o que for desnecessário

O caminho para o crescimento de uma empresa requer sacrifícios. Aliado à gestão financeira bem feita, o verbo cortar vai ser necessário para impulsionar os negócios.

Os gestores que focam no crescimento precisam saber da importância de eliminar gastos e processos que ficam no caminho do seu sucesso. Esses cortes necessários podem ser de práticas antiquadas, de processos que não funcionam ou até mesmo de pessoas que não contribuem ou não se adéquam à necessidade de crescimento da empresa.

Cabe aos gestores identificar a oportunidade de cortar o que puder – e fazê-lo com responsabilidade e apenas quando necessário.

Encontre as oportunidades para crescer

O mundo dos negócios vive cercado de oportunidades – que precisam ser identificadas e aproveitadas pelos profissionais mais inteligentes e competentes.

Nesse ponto, não estamos falando de sorte, de oportunidades que aparecem pelo caminho. Times bem compostos, com foco e objetivos definidos, conseguirão enxergar em seus mercados e pelo caminho as melhores oportunidades.

A oportunidade para crescer pode vir da percepção de um mercado ainda não explorado, de possibilidade de melhorar um processo da empresa ou de ideias novas que visam inovar e desenvolver melhorias diversas.

O importante é ter a noção da necessidade de estar sempre atento às oportunidades, para aproveitá-las assim que surgirem e tirar daí a chance de crescer nos negócios.

Cases de sucesso: a gestão empresarial impulsionando os negócios

Gestão empresarial - Amazon

Amazon

Hoje, a Amazon é uma das maiores empresas do mundo, mas para quem não sabe ela começou dentro de uma garagem. Em 1994, quando a internet ainda começava, o analista financeiro Jeffrey Bezos, apostou que a web mudaria os paradigmas do mundo dos negócios.

Ali ele fundou a Amazon, na garagem da sua própria casa pensando apenas em vender livros. De lá para cá, não parou mais.

Seu CEO e fundador, hoje, começou 2018 com um patrimônio acima dos 100 bilhões de dólares, e ao longo do ano atual já faturou mais 40 bilhões. O caminho que a Amazon percorreu até o topo da economia mundial não foi fácil: exigiu de Bezos um estilo poderoso de gestão empresarial.

O sucesso de Bezos mistura uma série de fatores, como um profundo entendimento do seu mercado e das tendências que o envolvem e uma equipe poderosa de gestores e funcionários abaixo deles, em todo o mundo.

Apple

Antes de Jeff Bezos, o nome que todo gestor queria emular era o de Steve Jobs. O gênio por trás das maiores inovações de Apple tem um legado inegável e ideias de gestão empresarial que ainda são copiadas pelas empresas até hoje, anos depois de seu falecimento.

Steve Jobs deixou lições valiosas sobre gestão empresarial como a simplificação máxima de processos e produtos, o foco no consumidor para entregar valor real e o comprometimento de uma equipe em prol da inovação.

O resultado é uma marca com consumidores extremamente fiéis pelo mundo todo e que cresceu pelo esforço de gestão dos líderes à sua frente.

Uber

Hoje em dia, qualquer um tem o hábito de chamar um carro para se locomover pela cidade com poucos toques na tela do smartphone. O que poucos sabem é como a Uber, gigante do mercado de apps e transporte no mundo conseguiu esse status.

A Uber nasceu na necessidade. Seus fundadores, em uma viagem pela Europa, encontraram dificuldades de solicitar um táxi em meio às condições de neve. A partir daí surgiu a ideia de simplificar o processo de conseguir um transporte próximo a quem precisa.

Com a ideia em mente, a startup se organizou para expandir os negócios. Recebendo investimentos e alocando-os no desenvolvimento de soluções cada vez mais simples e úteis, a gestão caminhou lado a lado com o crescimento do negócio. Hoje, só no Brasil, são mais de 20 milhões de pessoas chamando carros pelo app da Uber.

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