Dicas de sucesso para fidelizar seus clientes
O que você tem feito para fidelizar seus clientes?
Conquistar e fidelizar clientes é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. E uma das melhores maneiras de conquistar estes objetivos é investir no atendimento.
Você sabia que realizar uma venda para alguém que nunca comprou de você custa muito mais caro do que vender para alguém que gosta dos seus serviços?
Isso acontece porque uma pessoa que gosta de seus produtos ou serviços irá se lembrar de você independentemente de investimento em marketing ou publicidade. É por isso que ter a fidelidade do cliente é um dos passos mais importantes para que você consiga atingir o sucesso!
Criar uma relação direta com o cliente pode não ser tão simples quanto parece, afinal, atender implica em conversar, escutar, convencer e conquistar. Isso só pode ser feito de maneira consistente quando você investe em uma boa gestão de atendimento.
Treine sua equipe
Quando o assunto é atendimento, não há meio termo: é a sua equipe que fará a diferença. Afinal, são os vendedores, cuidadores e demais atendentes que estarão em contato direto com os seus clientes e cabe a eles o papel de fazer um bom trabalho.
Se você é dono de um Pet Shop, por exemplo, explique aos seus funcionário o qual é importante demonstrar afeto pelos bichinho tanto na frente dos donos quanto quando estiverem tratando do pet. Ter carinho e cuidado fará com que os seus clientes se sintam mais seguros e confiantes em deixar seus animais com você.
Por isso, é importante que a sua equipe receba uma orientação constante do que a empresa considera ser um atendimento cordial e completo, que recebam ferramentas para evitar conflitos e resolvê-los, além do treinamento técnico básico, para que tenham capacidade de apresentar os seus produtos e serviços da melhor maneira possível para cada um dos clientes.
Faça avaliação de resultados
Detectar problemas para poder consertá-los e encontrar os pontos fortes que devem ser melhorados na sua equipe, são regras básicas são vitais para qualquer negócio!
Mais do que acompanhar a evolução financeira da sua empresa, também utilize métricas para avaliar o atendimento. Quantas vendas são fechadas por dia? Quantos clientes retornaram depois do primeiro atendimento? Quando potenciais clientes entram na sua loja mas não acabam fechando nenhuma compra ou solicitando nenhum serviço? Responder essas perguntas de maneira consistente e poder comparar os dados ao longo dos meses é uma passo básico no gerenciamento do seu atendimento.
Crie interação constante com o cliente
A excelência do seu atendimento não deve ficar apenas no balcão, é importante que o comprador se sinta valorizado mesmo durante a pré-venda e no pós-venda.
Atualmente, vivemos na era da informação, e as interações que sua empresa estabelece com os compradores e possíveis compradores em ambientes virtuais, como o site e blog institucional da empresa ou mesmo nas redes sociais podem fazer a diferença na hora de melhorar as vendas.
Faça com que esses espaços sejam mais do que uma vitrine virtual da sua loja e os transforme em um verdadeiro canal de diálogo com os seus clientes.