Veja como montar uma Barbearia
Barbearias são negócios do tempo dos nossos avós, certo? Errado. À medida que o mercado de beleza voltado para o público masculino cresce cada vez mais, também aumenta a procura por estabelecimentos exclusivos. Se você está pensando em entrar nesse ramo, confira as dicas e saiba como montar uma barbearia.
Segundo dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o faturamento de salões de beleza com o público masculino atingiu a marca dos R$ 9,7 bilhões em 2013, o que representa mais que o dobro do que o setor faturava cinco anos antes. Além disso, a previsão da entidade era de crescimento de 80% nos quatro anos seguintes.
Vale lembrar que o mercado de barbearia é muito diversificado, comporta desde o atendimento domiciliar, passando por salões de bairro até chegar em estabelecimentos de luxo.
Para quem está começando, um pequeno espaço para uma cadeira basta. Se o seu plano não é trabalhar sozinho ou apenas administrar o empreendimento, é possível montar um espaço para mais de uma cadeira.
O Sebrae indica que o plano de operação mais comum envolve alugar três espaços – isto é, cessão de cadeira, instrumentos e materiais – em troca de 50% do faturamento do barbeiro, que normalmente é um profissional autônomo.
Além disso, é essencial definir os serviços que o seu estabelecimento irá prestar. É só corte de barba e cabelo e bigode ou também faz hidratação, lavagem, tintura do cabelo e modelagem da barba? Quem sabe oferecer massagem e estética facial?
Uma barbearia moderna pode se tornar um verdadeiro centro de beleza e relaxamento para o público masculino.
Despesas fixas reduzidas
Um aspecto interessante para quem deseja começar nesse setor é que montar uma barbearia não envolve tantos gastos. Como qualquer outro negócio, tem como despesas fixas aluguel, energia elétrica, água e telefone.
Porém, o material de trabalho básico consiste apenas em uma cadeira, espelho, tesouras, máquinas, navalha e pentes. O material básico de consumo consiste em lâminas, talco, algodão, creme de barbear e pós barba, pentes e capas.
Além disso, é preciso oferecer um mínimo de conforto, como jornais e revistas para leitura, televisão, ar-condicionado, café, etc. Simples, não?
Aposte no diferencial
Como em todo setor de serviços, para se tornar uma referência é preciso oferecer um diferencial. Um dos exemplos de barbearias que apostam em novidades é a Corleone, de São Paulo.
O visual inspirado na máfia nova-iorquina dos anos de 1940 e 1950 já é um grande atrativo. Além disso, o estabelecimento conta com uma grande carta com mais de 450 tipos de cerveja, e o primeiro chope é de graça. A Corleone ainda oferece produtos e serviços diferenciados, como o Dia do Noivo.
Mas também há como montar uma barbearia sem decoração e visual tão criativos. Se você tem espaço, uma boa opção pode ser colocar uma mesa de sinuca para que os clientes possam se ocupar enquanto aguardam. Outra opção pode ser fliperamas antigos ou máquinas de jukebox. Lembre-se que a área de espera é parte essencial de uma barbearia.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias.