Hinova Bio, Projeto Urihi e o Cerrado: conheça mais sobre o segundo maior bioma do Brasil

Hinova Bio, Projeto Urihi e o Cerrado: conheça mais sobre o segundo maior bioma do Brasil

Se você está acompanhando as publicações aqui no Grupo Hinova, com certeza já está por dentro que a Hinova Bio, através do projeto Urihi, está com ações voltadas para a preservação do meio ambiente em três biomas brasileiros: Amazônia, Pantanal e o Cerrado, sendo este último o segundo maior do tipo no país.

Mas você conhece mais sobre esse bioma que é considerada a savana mais rica do mundo em biodiversidade?

Extensão

Com uma área de cerca da 2 milhões de km², o Cerrado só fica atrás da Amazônia na extensão entre os biomas brasileiros. Ele está presente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. Também conta com áreas dentro de espaços no Amapá, Amazonas e Roraima.

Sua biodiversidade

Além de ser fundamental para o Brasil, o Cerrado também tem grande importância para o mundo quando o assunto é biodiversidade. De acordo com dados da EMBRAPA, o bioma conta com 5% de toda a diversidade do planeta, além de ser morada de 30% de todos os seres vivos de nosso país.

Ainda de acordo com a EMBRAPA, vivem no Cerrado cerca de 10 mil mariposas, mais de 1.000 espécies de borboletas, 856 de aves, 820 de abelhas, 800 de peixes, 251 de mamíferos, 209 de anfíbios, 12.385 de plantas e muito mais.

Riqueza hidrográfica e clima

Com incontáveis nascentes de rios, o Cerrado é responsável por boa parte do abastecimento de oito das 12 regiões hidrográficas do Brasil.

Quando o assunto é o clima no bioma, o Cerrado tem temperaturas médias anuais entre 18ºC e 27ºC. Suas chuvas são registradas majoritariamente entre os meses de outubro e abril, enquanto o restante do ano a seca predomina o ambiente.

Desmatamento

Segundo levantamento feito pelo projeto PRODES Cerrado, conduzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Cerrado teve um desmatamento de 7.340 km² de sua área entre agosto de 2019 e julho de 2020, 13% a mais do que o registrado no período anterior.

Ainda com base na pesquisa, o estado do Mato Grosso foi o que mais sofreu com a devastação do Cerrado, com cerca de 727 km².

O que a Hinova Bio já tem feito?

Recentemente a Hinova Bio adotou uma área de Cerrado no interior de Minas Gerais para ser recuperada e abrigar uma reserva biológica.

E você pode ficar por dentro de todas as ações da Hinova Bio no Instagram oficial da instituição. Acesse instagram.com/hinovabio e siga a página!

No Comments

Post A Comment