5 dicas valiosas para você melhorar o desempenho da sua associação de proteção veicular
É gestor de uma associação de proteção veicular e quer melhorar o desempenho do seu negócio? Isso é possível! Uma revolução pode ser feita na sua empresa com o envolvimento de todo o seu time. Isso por que as mudanças que precisarão ser feitas alcançarão seu público interno para que, lá na frente, reflitam em melhores experiências aos seus associados.
Para te ajudar nesse processo, reunimos neste artigo 5 dicas valiosas para você melhorar o desempenho da sua associação de proteção veicular. Vamos ver?
1ª dica: faça a identificação dos processos
De imediato, a primeira ação que você deve fazer para melhorar o desempenho da sua associação de proteção veicular é identificar como são os processos internos do seu negócio.
Por exemplo, sabe quando seu associado precisa entrar em contato com você para solicitar o serviço de um reboque? Anote todo esse processo, desde como é feito o primeiro atendimento até o diálogo entre seu colaborador e associado, as possibilidades de serviço oferecidas, o pós-atendimento e outras ações.
Com tudo isso em mãos, você conseguirá traçar um panorama geral de como está a sua associação para começar a iniciar as mudanças.
2ª dica: adote ações padronizadas
Fez a identificação dos processos? Agora é hora de partir para o planejamento e inclusão de ações padronizadas. Com elas, você conseguirá ter mais controle sobre a sua associação, além de fazer com que seu time caminhe na mesma linha de atuação.
Invista também na criação de rotinas de trabalho. Afinal de contas, elas ajudarão na organização e no andamento das atividades, além de reduzir as chances de retrabalho.
Mas do que simplesmente implantar novas ações e rotinas de trabalho, você deve deixar claro aos seus colaboradores quais os objetivos que sua associação de proteção veicular quer alcançar com essas novidades. Dessa forma, você fará com que eles se sintam parte desse processo, certamente você conseguirá resultados ainda mais expressivos.
3ª dica: invista na integração dos setores
Um dos principais desafios de grandes empresas é fazer com que todos os setores da organização conversem entre si. E esse é um obstáculo também está presente, da mesma forma, em muitas associações de proteção veicular.
A falta de diálogo entre os funcionários pode trazer prejuízos para o seu negócio. A falta de cooperação entre os times faz com que oportunidades sejam perdidas, atividades mal feitas e, por fim, perda de associados.
Para ajudar nessa integração, você pode implantar rotinas de apresentação de novos colaboradores. As ações tomadas logo após o novo funcionário pisar na sua associação podem ajudar bastante na socialização com os colaboradores já integrados ao time. Promova conversas com líderes de cada um dos departamentos, apresente a estrutura da associação e incentive o apoio dos mais velhos de casa nesse momento de adaptação do recém-chegado.
Outra boa iniciativa envolve a realização de confraternizações entre os colaboradores. Pequenos encontros como café da manhã, happy hour ou comemorações de aniversário de colaboradores que estão comemorando mais um ano de vida pode facilitar a integração entre os funcionários e despertar sentimentos de afinidade e amizade, por exemplo.
Promova também a comunicação interna. Por meio de um informativo, seja ele impresso ou em um formato de uma newsletter para ser enviado por e-mail, você poderá manter seu colaborador informado sobre todos os passos da sua associação, bem como o que tem sido feito por outros setores do seu negócio.
4ª dica: opte pela automatização de processos
Engana-se quem pensa que a automatização de um processo é simplesmente não precisar da atividade humana para a realização de atividades. Ao contrário do que você possa imaginar, a automatização dos processos pode trazer inúmeros benefícios para o trabalhador e para a empresa.
Automatização de processos nada mais é do que uma ferramenta, como um software, que vem agregar a uma atividade já realizada por seu negócio. Seja para facilitar um trabalho ou para reduzir o tempo de desenvolvimento da demanda, tal software precisará de uma pessoa para operá-lo ou para desenvolver o processo de atuação da ferramenta.
Não entendeu? Vamos a um exemplo:
Uma das atividades corriqueiras da sua associação de proteção veicular é vistoriar veículos de associados, não é verdade? Anteriormente, o vistoriador precisava seguir um passo a passo, muitas vezes presente em um livro ou outro material físico.
Depois da vistoria presencial, ele retornava para a base para, aí sim, começar a levantar o histórico do veículo, precisando entrar em contato com o Detran, por exemplo, para solicitar informações sobre impedimentos, pendências judiciais e outros detalhes.
Atualmente, seu consultor consegue saber de todos os detalhes, transmitir informações para a sua base e muito mais fazendo o uso apenas do APP Visto. A ferramenta pode ser configurada de acordo com o padrão de vistoria da associação, além de contar com modelos de fotos e outros fatores de segurança para garantir a autenticidade da vistoria.
Com a automatização de processos, você reduz falhas e custos, identifica problemas, centraliza dados, aumenta a produtividade do seu time e, por fim, deixa seu associado satisfeito.
5ª dica: procure ajuda profissional
As quatro dicas que te contamos anteriormente farão uma grande diferença no dia a dia da sua associação de proteção veicular. Agora, se a sua vontade é realmente colocar o seu negócio no rumo do sucesso, aliando com a otimização da operação, redução de despesas e aumento de recebíveis, você pode seguir as recomendações empregadas pela ISO 9001, certificação de qualidade mais respeitada internacionalmente.
E você pode ter a ISO 9001 na sua associação de proteção veicular! A certificação pode ser obtida por qualquer tipo de negócio que deseja ter esse grande diferencial competitivo.
Conquistar a ISO 9001 significa que a sua associação tem a qualidade reconhecida no mundo inteiro. Só é possível obter a certificação com boas práticas de gestão e relacionamento com todos os públicos, sejam eles internos ou externos.
O que mais minha associação ganha com a ISO 9001?
- Implantação de processos mais inteligentes;
- Agilidade na produção com redução de custos;
- Controle eficaz das rotinas de trabalho de colaboradores;
- Eliminação de retrabalhos;
- Reforço na comunicação interna e colaboradores mais satisfeitos;
- Surgimento de novas oportunidades de mercado;
- Ganho de imagem junto ao mercado;
- Redução de riscos e melhora na relação com fornecedores.
E se o assunto é ISO 9001 e associação de proteção veicular, a Hinova Consult pode te ajudar! A empresa é especialista em consultorias para implantação e manutenção da norma neste mercado.
Com a ISO 9001, além de atrair mais associados em razão da adoção de práticas de qualidade, você conseguirá identificar pontos de atenção na operação do seu negócio e corrigi-los. Conseguirá também eliminar ações inoperantes e reduzir custos desnecessários.
Deixe a Hinova Consult te ajudar e descubra um mundo de possibilidades em seu negócio!