Sistema de Gestão da Qualidade: por que é importante ter um em seu negócio?
Com certeza você já deve ter vivido uma experiência de compra inesquecível. Uma jornada que valeu a pena desde quando você começou a pesquisar sobre um produto ou serviço até tê-lo em mãos. É bem provável que essa empresa leva muito a sério a satisfação do cliente e possua um Sistema de Gestão da Qualidade.
Mas e você? Já parou para pensar se o seu cliente passa por essa mesma experiência no seu negócio? Trata a satisfação dele como prioridade?
Nessa publicação você vai entender o porquê sua empresa deve implantar um Sistema de Gestão da Qualidade para garantir a satisfação de seus clientes.
SGQ: o que é?
Raramente um cliente voltará a consumir algo se a experiência dele for negativa. Mas como a sua empresa pode ter a certeza de que está entregando o melhor para o público?
De antemão, Sistema de Gestão da Qualidade nada mais é do que um conjunto de atitudes, premissas, regras e outros componentes que, uma vez interligados, atendem à política da qualidade de um negócio.
Nesse sentido, é através do SGQ que uma organização consegue ter mais controle sobre suas operações. Em outras palavras, é possível acompanhar se os processos de uma empresa são eficazes ou se há necessidade de fazer alterações na operação para alcançar a qualidade esperada.
Vantagens do Sistema de Gestão da Qualidade
Acima de tudo, empresas que adotam um Sistema de Gestão da Qualidade estão de olho na satisfação de seus clientes e, consequentemente, no aumento dos recebíveis.
Além disso, uma empresa que tem a excelência como ideal se distancia de seus concorrentes, que, por outro lado, preferem trabalhar com a disputa de preço. Isso é garantido graças à reputação positiva conquistada no mercado.
E não para por aí! Um Sistema de Gestão da Qualidade eficaz permite tomadas de decisão mais assertivas por parte da alta gerência de um negócio. Também abre portas para novas oportunidades ainda não exploradas.
SGQ e ISO 9001
Norma de qualidade internacional, a ISO 9001 certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade adotados por empresas no mundo inteiro. Exigente quanto aos processos de um negócio, a ISO cobra sete requisitos para atestar a qualidade de um produto ou serviço.
Vamos a eles:
- Cliente como foco do negócio
- Liderança exercendo o seu papel
- Colaboradores engajados
- Abordagem dos processos
- Melhoria das operações
- Decisões tomadas com base em dados e evidências
- Gestão eficaz do relacionamento
À primeira vista você pode não ter entendido nada. Mas calma! Vamos te explicar cada um dos pontos e entender um pouquinho desse manual do Sistema de Gestão da Qualidade.
Cliente como foco do negócio
Primordialmente, para implantar um Sistema de Gestão da Qualidade eficaz, seu negócio deve ter o cliente como foco principal de trabalho. Sem a satisfação dele, inevitavelmente sua operação e seus objetivos serão prejudicados.
Por isso, trabalhe sempre para oferecer o melhor ao seu cliente. Tente também antecipar as necessidades futuras e conquiste de vez a fidelização dele.
Liderança exercendo o seu papel
É de suma importância que os líderes da organização engajem seus colaboradores na busca dos objetivos do negócio. A liderança deve ser uma referência nesse processo, incentivando e inspirando o time de funcionários.
Colaboradores engajados
A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade passa, necessariamente, pela adesão de todos os envolvidos nesse processo. É necessário promover o engajamento da equipe de colaboradores e conscientizá-los sobre a importância da qualidade na organização.
Portanto, sem um ambiente positivo na organização, com a liderança e os colaboradores caminhando juntos, é praticamente impossível atingir o sucesso de um SGQ.
Abordagem dos processos
Quer melhorar a qualidade do seu negócio? Então é preciso conhecer tudo o que acontece no seu negócio e ter a visão clara de qual caminho percorrer para alcançar os objetivos.
Invista na padronização de etapas e processos. Só assim você vai conseguir identificar falhas que possam prejudicar a entrega da qualidade ao seu cliente.
Melhoria das operações
Pense sempre em entregar o melhor. Sempre há espaço para incrementar as relações e processos. Focar na melhoria contínua do seu negócio vai facilitar a adesão completa a um Sistema de Gestão da Qualidade.
Decisões tomadas com base em dados e evidências
Um dos benefícios de se adotar um Sistema de Gestão da Qualidade é a facilidade em obter dados antes de tomar decisões. E a decisão com base em dados vão auxiliar na melhora dos produtos ou serviços oferecidos.
Gestão eficaz do relacionamento
Por fim, foque sempre em um excelente relacionamento com todo o público atingido por seu negócio. Colaboradores, clientes e fornecedores podem ser porta-vozes da sua empresa.
Passo a passo para implementar o SGQ
Finalmente chegou o momento de você implantar o SGQ na sua organização e colher os frutos que ele oferece na sua operação. Para isso, siga esses passos:
- Defina o método de implantação mais indicado;
- Realize um diagnóstico da situação atual do negócio;
- Faça um planejamento a partir dos dados resultantes do tópico anterior;
- Envolva todo o seu time de funcionários;
- Siga os requisitos da ISO 9001;
- Realize uma auditoria para acompanhar os resultados
É hora de implantar o SGQ no seu negócio
Tomou a sábia decisão de ter um SGQ no seu negócio? Tendo um Sistema de Gestão da Qualidade eficiente, você rapidamente perceberá a diferença, além de sentir o retorno positivo de seus clientes quanto à qualidade dos serviços ofertados.
Por fim, se você quiser um destaque ainda maior perante o mercado, a dica principal é o seu negócio ter a certificação ISO 9001! Afinal de contas, quando vemos que uma organização tem o selo, já percebemos rapidamente que a qualidade é o foco principal daquela instituição.
Para conseguir a certificação ISO 9001 com tranquilidade, a Hinova Consult é a principal indicação para o seu negócio. Isso porque a empresa acompanha todo o processo de implantação da norma e manutenção do selo.
Não perca essa oportunidade de fazer diferente no seu mercado e deixar sua empresa registrada na vida do seu cliente!