7 Segredos das Estratégias de Gestão Financeira Campeãs

7 Segredos das Estratégias de Gestão Financeira Campeãs

A gestão financeira é uma parte importante para o sucesso de qualquer empreendimento. Saber administrar contas e finanças é extremamente importante para quem quer superar as crises e se dar bem no mercado de forma eficiente, gastando o mínimo possível e lucrando mais.

Fazer uma boa gestão financeira vai trazer muitos benefícios e toda empresa precisa saber disso. Não importa o porte ou segmento do seu negócio, aprenda com os 7 segredos de gestão financeira para quem quer fazer sucesso de verdade:

1. Conheça seus números a fundo

A premissa da gestão financeira é conhecer e controlar os números corretamente. A eficácia da estratégia de gestão é medida pelo quanto o gestor conhece suas finanças, sabendo de tudo que deve entrar e sair do financeiro.

Um controle de contas, então, é uma peça fundamental para se dar bem na gestão financeira. Fazer um controle minucioso dos números é o que vai evitar surpresas desagradáveis e apontar as oportunidades de crescer a partir do financeiro.

2. Fluxo de caixa é o que move a gestão financeira

A gestão financeira é composta por dinheiro que entra e que sai. Por isso, a estratégia é controlar e acompanhar de perto o seu fluxo de caixa. O fluxo de caixa representa a vida das finanças e, consequentemente, da empresa como um todo.

Cabe ao administrador fazer uma boa gestão do fluxo, organizando contas a pagar, negociando débitos e mantendo o equilíbrio do que entra e sai o tempo inteiro. A boa gestão financeira não se baseia em apenas receber dinheiro ou gastar o mínimo possível – ela é muito mais complexa e a operação do fluxo de caixa é a prova disso.

3. Use tecnologia a seu favor

A tecnologia ajuda bastante em todas as áreas da nossa vida pessoal e profissional. Para as empresas modernas, é imprescindível saber usar a tecnologia a seu favor, inclusive na gestão financeira. 

Várias ferramentas digitais existem para ajudar na gestão financeira tornando-a mais ágil e eficiente. Com softwares de gestão apropriados as empresas podem automatizar processos, ganhando tempo, além de facilitar o controle financeiro, evitando erros e deslizes com as contas.

gestão-financeira

4. Tenha sempre um plano

Os melhores recursos da gestão financeiro de negócios não serão suficientes se você não usar os dados e insights deles para se planejar. Se as coisas vão mal, você precisa elaborar logo um plano de como reverter a situação. Se as finanças vão bem, parabéns! Mas você ainda precisa de um plano.

Seus dados de gestão financeira devem apontar claramente seus planos para o futuro. Ao acompanhar essas informações você poderá identificar se está ou não acompanhando as metas da sua empresa – e fazer algo a respeito é essencial, é claro.

5. Nunca perca dinheiro

Warren Buffett é conhecido como um dos maiores investidores de todos os tempos. Com um patrimônio em torno de 73 bilhões de dólares, a principal dica que o empresário dá é: nunca perca dinheiro. Claro que essa não é uma tarefa fácil, mas ela deve funcionar principalmente como um objetivo para as coisas irem bem.

Buffett aponta que se recuperar de prejuízos é muito mais difícil do que lucrar, simplesmente. Por isso, planeje-se sempre para não apostar alto demais e correr riscos financeiros que podem custar muito caro para o negócio.

6. Acompanhe as métricas importantes para o seu negócio

Como já deve ter ficado claro, a gestão financeira bem feita requer acompanhamento constante. Por isso, métricas serão essenciais para o sucesso real da estratégia.

Inúmeros indicadores como ROI, CAC, EBITDA vão aparecer pelo caminho, e eles precisam ser levados em conta para uma mensuração do trabalho de gestão que vem sendo feito. Mas não acredite que você precisa sair medindo todos os indicadores possíveis.

Joshua Reeves, CEO da plataforma mundial de RH Gusto, deixa esse alerta: encontre e meça apenas o que faz sentido para o seu negócio. Se você vende um produto baseado em assinatura, por exemplo, é importante medir a taxa de cancelamentos, ou churnQuem oferece produtos únicos já não precisa se preocupar com essa perda nas finanças. Acompanhando só o que faz sentido para as suas finanças não se perde em tempo e, consequentemente, em dinheiro.

7. Busque sempre conhecimento sobre gestão

Saber como administrar uma empresa nunca é uma tarefa fácil. Tocar um negócio de sucesso requer dedicação e muito trabalho duro, bem como um bom conhecimento técnico. Especialmente quando falamos de gestão financeira, que é um assunto especificamente difícil para muita gente, todo conhecimento é pouco.

Para executar um bom plano de gestão das finanças, continue sempre recorrendo à especialistas e à literatura disponível sobre o assunto. Aprender com os melhores é essencial principalmente para quem está começando.

E para continuar aprofundando os conhecimentos sobre gestão financeira, que tal conferir os principais livros sobre controle financeiros já publicados? Confira as dicas aqui e continue aprendendo para ter melhores resultados nos negócios.

Deixe seu comentário aqui

comentários