6 razões para melhorar sua Estratégia de Gestão Financeira

6 razões para melhorar sua Estratégia de Gestão Financeira

A estratégia de gestão financeira de uma empresa envolve todos os processos que visam a administração das finanças. Esse controle oferece vantagens às empresas que acompanham de perto os números e agem sempre com base no que se conhece deles. 

Na prática, uma estratégia de gestão financeira bem traçada e executada vai ajudar empreendedores em diversas etapas e desafios do seu negócio. Conheça os principais motivos pelos quais você deve se preocupar em fazer uma boa gestão financeira.

Motivos para realizar uma gestão financeira eficiente

Para gastar menos

Qual empresa não tem como objetivo enxugar as despesas e fazer um uso melhor dos recursos?

Para isso, o importante é desenvolver um método de controlar as finanças. Para evitar gastos desnecessários, a gestão financeira precisa ser organizada, acompanhada de perto e constantemente melhorada. 

Quem tem controle sobre o que se gasta e se recebe tem a visão completa e necessária para enxergar possibilidades de economizar, cortar gastos e não impedir o crescimento do negócio.

Para evitar e minimizar prejuízos

Ainda falando em gastos mais otimizados dentro das empresas, a gestão financeira bem feita vai evitar e minimizar prejuízos. Nos negócios é comum termos prejuízos relacionados ao mau uso de recursos, inadimplência e falhas humanas em processos diversos no cotidiano do trabalho.

Quando o financeiro é bem acompanhado, além de cortar gastos, a empresa consegue evitar cometer e repetir erros do passado. Mais do que isso, os prejuízos podem ser antecipados e evitados de uma vez por todas. Empresas com boa gestão financeira conseguem ver o que não está funcionando e correr atrás para corrigir problemas quando acontecem ou mesmo antes deles ameaçarem o seu sucesso.

Esse é um verdadeiro segredo das estratégias de gestão financeira campeãs. Quem quer ter sucesso precisa, sem dúvida, seguir essa dica para colher melhores frutos.

Para tomar melhores decisões

Investir em infraestrutura? Expandir os negócios? Contratar mais pessoal ou um novo sócio?

Esse tipo de pergunta precisa ser respondida com base em dados concretos. Para tomar decisões como essas, tão importantes para qualquer negócio, é preciso se basear em números que comprovem a necessidade, vantagens e desvantagens de cada cenário possível.

A gestão financeira tem papel estratégico por oferecer um panorama da situação da empresa. O gestor que sabe dos seus gastos, conhece bem o fluxo de caixa e fica por dentro do dinheiro que entra e sai da empresa, está muito mais seguro para decidir o futuro do negócio. 

Imagine que o dinheiro está entrando e os números do financeiro comprovam isso. Com esses dados positivos é possível analisar as possibilidades e cenários de uma possível expansão no negócio, saber se o dinheiro dá para contratar um novo funcionário e mantê-lo ou mesmo promover melhorias para a equipe já contratada.

Sem ter o controle do financeiro da empresa, qualquer decisão como erro poderia comprometer o orçamento e colocar em risco a segurança da empresa, seu patrimônio e sua equipe.

Gestão Financeira

Para que sua empresa possa crescer 

Fechar o mês fora do vermelho nunca é o bastante para empresa nenhuma – é preciso ir muito além para se destacar no mercado. O que todo negócio precisa é crescer e continuar colhendo frutos de bons resultados. Uma estratégia bem planejada de gestão financeira possibilita exatamente isso.

Quem tem o controle do que entra e sai do caixa, planeja as finanças ao longo do tempo e minimiza gastos e prejuízos pode crescer com tranquilidade. 

Na administração de uma empresa, o crescimento só vem depois de uma certa estabilidade – e a gestão financeira estratégica ajuda a chegar lá. Quem domina os números sabe se pode ou não investir, quanto gastar para crescer e as projeções mais certas para o futuro.

Para fugir das crises

O Brasil enfrenta momentos delicados na economia nos últimos anos. Nesse cenário de recessão e incerteza, a gestão financeira vai ditar quem supera e quem se afunda na crise.

Durante uma crise, trabalhar bem os números é essencial. Muitos gastos poderão ser cortados, até mesmo no pessoal. O investimento diminui, os clientes somem, e só quem tem uma estratégia poderosa de gestão financeira consegue superar esse tipo de dificuldade.

Para formar gestores mais eficientes

A missão de um gestor vai muito além dos resultados que ele consegue para a empresa. Um bom líder guia sua equipe pelo caminho mais organizado, claro e que ofereça oportunidades de crescimento. 

Quando a liderança das empresas faz bom uso da estratégia de gestão financeira, o caminho de suas equipes fica muito mais fácil de se traçar e percorrer. Líderes que têm controle sobre os gastos e finanças do seu negócio oferecem segurança aos seus liderados e inspiram confiança de que os rumos do negócio estão corretos. 

Quer continuar aprendendo a fazer uma gestão financeira excelente para obter os melhores resultados? Confira então as respostas para as dúvidas mais comuns sobre a gestão das finanças!

Deixe seu comentário aqui

comentários