O valor do controle de estoque para a Gestão Empresarial

O valor do controle de estoque para a Gestão Empresarial

Controle de estoque é um assunto importante sempre que falamos de uma gestão empresarial completa e eficaz. Acompanhar os itens que entram, saem e permanecem no acervo da empresa é, antes de mais nada, garantir a saúde do negócio. 

Pensando na importância do controle de estoque para a gestão empresarial, vamos nos aprofundar nesse assunto agora. Continue lendo para aprender desde o porquê da importância desse processo até as boas práticas da gestão de estoque.

O que é gestão de estoque e por que se preocupar com isso

O controle de estoque é um processo da gestão empresarial que lida com a contagem e acompanhamento dos itens disponíveis para venda ou das matérias-primas em uma empresa.

É esse processo o responsável por dar conta de tudo que entra e sai do inventário da empresa, registrando tudo em números e transações. O controle de estoque é o que vai garantir que não falte nenhum item e, junto das demais funções do controle financeiro, organizar também os gastos do seu negócio.

Mas para que serve, na prática da gestão empresarial, o controle de estoque? As vantagens são várias:

Organização do espaço

Antes de mais nada, controlar o seu estoque ajuda a organizar e otimizar o seu espaço físico. Empresas que precisam armazenar itens para venda e entrega devem ter tudo no lugar e o controle do estoque vai resolver bem essa questão.

Fazendo o controle corretamente é possível encontrar tudo mais facilmente quando for necessário. Isso, é claro, além de economizar espaço.

Maior controle sobre as finanças

O controle financeiro é essencial para equilibrar as contas e acompanhar corretamente as transações do seu caixa. É controlando corretamente os números que a empresa encontra possíveis erros e consegue impulsionar o negócio a partir de demandas e oportunidades que os números mostram.

Enquanto isso, o controle de estoque oferece dados importantes sobre ativos da empresa. O que está vendendo mais? Quais produtos estão “encalhados”? Só mesmo com um controle eficaz que as respostas dessas perguntas podem aparecer.

Melhores estratégias de marketing e vendas

A partir do que se sabe sobre o estoque é possível pensar em estratégias melhores de marketing e vendas. Como foi dito acima, o controle pode dizer o que vende mais, o que pode ser trabalhado pelo comercial na hora de oferecer soluções aos clientes.

Enquanto isso, o marketing pode encarar o desafio de divulgar e oferecer de forma mais atrativa o que não está saindo tanto no estoque.

Dicas para um controle de estoque mais eficaz na sua gestão empresarial

Agora que já exploramos a importância do controle de estoque para a gestão empresarial, que tal irmos para a parte prática?

Veja a seguir algumas dicas importantes para fazer um controle de estoque eficiente no seu negócio:

Defina um planejamento

Como toda estratégia eficaz, o controle de estoque deve começar a partir de um planejamento. Como será feito o controle? Quais são as características que vão categorizar os produtos no estoque? Quem será responsável por acompanhar tudo? Planeje como será feito o seu controle para que ele seja efetivo de verdade.

Projete o futuro do estoque

O controle de estoque também consegue funcionar a fim de planejar o futuro do seu negócio. Com base nos números que ele fornece, o controle ajuda a gestão empresarial a prever o que será necessário comprar ao longo do tempo, quanto será gasto em compras e até evitar prejuízos. 

Sabendo o que entra e sai do estoque é possível programar quanto será gasto e evitar gastar futuramente com o que não está tendo saída.

Aposte na comunicação

O controle de estoque precisa de uma comunicação bem feita para funcionar perfeitamente. Áreas que se envolvam na compra e venda de produtos e nas funções de logística devem atuar de forma alinhada com o financeiro e comercial para alimentar de dados corretamente o controle.

Envolva todos os responsáveis em um fluxo de comunicação claro e transparente entre as áreas. Informações não podem ser perdidas para que o processo funcione bem de verdade.

Automatize os processos

A tecnologia é uma grande aliada da gestão empresarial moderna.

É por meio da tecnologia que se torna possível otimizar cada processo do dia a dia das empresas, tornando-os mais ágeis, eficientes e evitando erros básicos.

A tecnologia, inclusive, já deixou de ser apenas realidade das grandes empresas. Hoje, mesmo as pequenas empresas têm a realidade transformada ao adotar a utilização de ferramentas digitais e softwares simples mas eficazes em suas tarefas.

O controle de estoque também é beneficiado por essas ferramentas, que automatizam tarefas e centralizam informações a fim de garantir segurança e praticidade.

Um bom exemplo de ferramenta de gestão empresarial que contempla o controle de estoque é Sistema de Gestão Financeira da Hinova. Clique aqui para conhecer melhor essa solução e suas vantagens para sua gestão!

Deixe seu comentário aqui

comentários