O que “La Casa de Papel” pode ensinar sobre Gestão Empresarial
Você também já se rendeu ao sucesso de La Casa de Papel? A série espanhola, transmitida pela Netflix, não sai da boca dos fãs. La Casa de Papel conta a história do ambicioso plano de um homem misterioso para assaltar a Casa da Moeda espanhola. Para cumprir esse objetivo, ele recruta os maiores criminosos do país.
Mas a série não conta apenas a história do épico roubo à casa da moeda. Quem é um super fã já pode ter encontrado também algumas lições sobre gestão empresarial que podemos aprender com o enredo. Veja os principais ensinamentos que podemos tirar de La Casa de Papel direto para os negócios:
Foco em objetivos bem definidos
Todo bom empreendedor deve saber a importância de traçar bem os seus objetivos. Metas e objetivos bem-definidos, claros e alcançáveis são necessários para o sucesso de qualquer negócio.
Na série, logo de cara sabemos que a grande missão é o assalto à Casa da Moeda. É a partir desse objetivo que os episódios se desenrolam, e o caminho deve ser o mesmo na gestão empresarial. A temporada se desenvolve a partir da premissa da série, enquanto tudo na gestão empresarial deve funcionar a partir de objetivos traçados previamente.
Planejamento é essencial
Uma vez que o time é reunido, toda a equipe na série passa 5 meses em treinamento. O professor reúne o time e se preocupa que ele esteja totalmente alinhado em torno do objetivo e plenamente preparado para executar sua função. Nos negócios, claro, o planejamento faz toda a diferença em cada etapa da empresa.
Desde o plano de negócios, ao abrir um negócio, até as metas anuais, semestrais ou de cada área da empresa, planejamento é essencial. Planejar bem os próximos passos em torno dos seus objetivos é o que leva uma organização a alcança-los mais facilmente.
Mesmo com um time competente, métodos geniais e trabalho duro, o planejamento é quem facilita o caminho até o sucesso. Em qualquer situação, tanto em La Casa de Papel quanto nos negócios, todo o time precisa saber o que deve fazer, como fazer e em que momento fazer.
Falhas podem acontecer
Sem entrarmos muito no assunto para evitarmos spoilers, os assaltantes em La Casa de Papel não deixam de cometer seus erros. Errar é humano e, em qualquer situação, pode acontecer. O que é preciso ser feito, nesse caso, é intensificar o treinamento, rever métodos e até mesmo voltar ao objetivo e às etapas de planejamento para verificar equívocos que podem ter provocado erros da equipe.
Na série, na gestão empresarial e no dia a dia dos negócios os erros vão aparecer – só não deixe-os prejudicar os seus objetivos.
Centralizar a informação vai ajudar
Vamos voltar à sinopse da série. Um grande crime, envolvendo várias mentes e perigos diversos. A grande premissa de La Casa de Papel já deixa claro a quantidade de riscos que essa aventura vai envolver, certo?
Em um plano que deve ser minuciosamente cumprido para dar certo, a forma como a informação é passada vai fazer toda a diferença. Nas empresas, também, a centralização da informação é essencial para melhores resultados.
Quando as empresas não centralizam e organização seus fluxos de informações para os times, se perde de cara em tempo, produtividade e motivação. Com isso, todo o sistema têm a perder. E não importa se o objetivo é o crime perfeito ou maior eficiência em um processo de gestão: ninguém quer passar por essa situação.
Trabalho em equipe pra cumprir a missão
Um bom time faz toda a diferença. Sem recrutar as pessoas certas, com as competências necessárias, é impossível alcançar qualquer objetivo.
La Casa de Papel mostra o recrutamento dos maiores criminosos da Espanha pelo Professor para cumprir seu grande plano. Cada um deles tem sua especialidade e, assim, um papel importante a desempenhar na missão.
Na gestão empresarial, os líderes devem pensar da mesma forma. É preciso contratar os profissionais mais indicados para cada função necessária, aqueles que têm realmente algo a acrescentar e vão ser decisivos no cumprimento dos objetivos da empresa.
Saber bem contra quem está agindo
Conhecer o inimigo, ou na gestão, a concorrência, também é imprescindível. Na série, o Professor conhece bem o funcionamento e os funcionários do banco, a ponto de usar todo esse conhecimento a favor do seu próprio plano.
Nos negócios, faça o mesmo para cumprir seus objetivos. Esteja sempre a par do que acontece com os concorrentes para encontrar suas próprias formas de trabalhar melhor para crescer e deixá-los para trás.
Aprenda mais sobre gestão empresarial
Terminou todos os episódios e conferiu as nossas dicas de gestão que La Casa de Papel ensinam? Então não pare por aqui.
Continue aprendendo com os melhores, conferindo as maiores lições de gestão empresarial deixadas por Steve Jobs. Confira também as nossas 10 dicas infalíveis de administração de empresas no dia a dia, para impulsionar o seu negócio!