Veja como a tecnologia está levando empresas “até as nuvens”

Veja como a tecnologia está levando empresas “até as nuvens”

A tecnologia tem sido a grande responsável por mudar a forma como nos comportamos, consumimos e trabalhamos. Com a ideia de que sempre é possível automatizar processos e, enquanto isso, ganhar tempo, praticidade e dinheiro, as inovações tecnológicas são responsáveis por grandes mudanças nas nossas vidas pessoais e profissionais.

Um bom exemplo de transformação positiva da tecnologia para negócios é o conceito de computação nuvem. Essa forma de trabalhar com arquivos e informações está revolucionando como as pessoas e empresas trabalham, e é justamente as vantagens dessa tecnologia que vamos abordar nesse artigo.

Conheça então o conceito de computação em nuvem, as vantagens que ela oferece e como todo tipo de negócio pode se beneficiar das nuvens no seu dia a dia.

O que é a nuvem? Como essa tecnologia funciona?

A computação em nuvem, ou cloud computing, é uma forma de armazenar arquivos e dados, bem como transmiti-los entre computadores e outros aparelhos conectados entre si através da internet.

O armazenamento dos dados é feito através de serviços e ferramentas que permitem conectar a partir de qualquer lugar do mundo. Com a devida permissão de acesso, as informações “nas nuvens” podem ser compartilhadas e baixadas desde que haja uma conexão com a internet.

Assim, computadores estão cada vez menos carregados, mais ligados à internet e convergindo com dispositivos móveis, como celulares e tablets.

tecnologia na nuvem

5 benefícios da computação em nuvem para empresas

Mais segurança e privacidade

Arquivos armazenados em servidores na nuvem oferecem mais segurança, uma vez que é possível restringir o acesso apenas às pessoas selecionadas.

Sistemas hospedados nas nuvens requerem dados de login e senhas específicos, impedindo que qualquer pessoa que utilize um computador consiga ter acesso a dados que não deveria. Dados importantes das empresas, como informações financeiras, podem se beneficiar muito desse formato, já que não são compartilhados com qualquer pessoa.

A nuvem também oferece mais segurança pois defeitos em máquinas não vão afetar a sua performance. Se um computador queima, não existe mais o desespero dos arquivos que podem ser perdidos junto com ele – estando tudo hospedado na nuvem, os arquivos não são mais irrecuperáveis.

Acesso de todo lugar

Já que o assunto é acesso, nada melhor do que citar que a nuvem pode ser acessada de qualquer lugar do mundo. Um arquivo cujo upload foi feito no Brasil pode ser baixado por quem tiver acesso garantido a ele pelo mundo a fora.

Assim, quem vai viajar e precisa de uma apresentação, de um arquivo específico, não precisa se preocupar. É só fazer o download da versão que foi colocada na nuvem.

Convergência de diferentes dispositivos

Assim com o acesso à tecnologia na nuvem pode ser feito em qualquer lugar do mundo, ele também é garantido a diferentes  dispositivos. A convergência entre computadores e smartphones, principalmente, é bastante útil para os negócios.

O mesmo arquivo que é criado, editado ou visualizado no computador, pode ser acessado também pelo celular – o que facilita no dia a dia e deixa arquivos importantes na palma da mão o tempo todo.

Preços acessíveis

As ferramentas digitais, como as que usam tecnologia em nuvem, não precisam ser caras. Hoje, é possível contratar softwares de gestão, serviços de armazenamento e outras tecnologias pagando muito pouco para o seu negócio.

Muitas ferramentas são até gratuitas e conseguem facilitar tarefas nas mais diversas áreas de uma empresa. Com acesso à internet e pouco investimento é possível automatizar o marketing da empresa, gerir melhor a base de clientes para fidelizá-los, controlar as contas e gastos e muito mais!

Toda empresa pode usar

Avanços tecnológicos são facilmente adotados pelas maiores e mais inovadoras empresas do mercado. A Netflix, por exemplo, anunciou em 2016 uma migração total do seu centro de dados para a nuvem.

No mesmo ano, o maior serviço de streaming musical do mundo, o Spotify, anunciou que faria a mesma mudança, alocando seus dados em centros espalhados pelo mundo para armazenar todas as suas informações.

É importante ressaltar que, nos negócios, se engana quem pensa que as ferramentas integradas com a nuvem são só para os grandes. A tecnologia está transformando as pequenas empresas com soluções muito mais simples, práticas e baratas do que se imagina.

No Brasil, onde as pequenas e médias empresas são responsáveis por cerca de 40% do PIB e por 53% da taxa de emprego, muito já se investe em tecnologia.

Segundo a Intel, os investimentos em TI pelas pequenas e médias empresas brasileiras devem saltar de 48 bilhões de dólares, em 2016, para 63 bilhões, em 2020. Esse dinheiro é empregado em esforços de tecnologia para modernizar processos e ganhar em eficiência como consequência.

As empresas que não se adaptarem a essa realidade ficarão para trás na inovação, em eficácia, tempo e dinheiro.

Ferramentas úteis que utilizam tecnologia em nuvem

E-mail

O e-mail é um uso clássico da tecnologia em nuvem. Mesmo que poucos parem para pensar, os servidores de e-mail são armazenados totalmente na internet, sem necessidade de um HD ou ponto fixo de acesso.

Por qualquer computador ou celular é possível visualizar sua caixa de entrada, enviar novas mensagens e compartilhar e acessar arquivos anexados. Mesmo a troca de mensagens mais corriqueira e que remete aos primórdios da internet, já previam a tendência de não centralizar a informação em um local estático.

Backups e armazenamento de arquivos

A principal utilidade atribuída à computação na nuvem é a de armazenamento de arquivos. Ferramentas como o Dropbox e o Google Drive são famosas por armazenarem todo tipo de arquivo na nuvem para acesso fácil e rápido por parte de seus usuários.

Essa aplicação da nuvem serve não só para facilitar o armazenamento, mas também por guardar com segurança os arquivos e informações importantes. Nos negócios, é imprescindível que os arquivos não se percam ou não tenham cópias de segurança de versões anteriores – e a nuvem garante isso.

Sistemas de gestão

Muito além de guardar arquivos para serem acessados de qualquer lugar, a nuvem é o lugar que hospeda ferramentas importantes para a gestão de um negócio.

A tecnologia permite que sejam desenvolvidas ferramentas como sistemas de gestão totalmente online, que usam a nuvem para centralizar informações sobre diversas áreas de uma empresa.

O setor financeiro de uma empresa é um dos que mais tem a ganhar com a transformação digital e a aposta em tecnologias em nuvem. Controlar os números é uma tarefa importante para o sucesso da gestão de um negócio e a tecnologia tem muito a ajudar nesse aspecto.

Antes de mais nada, os empreendedores podem dar adeus a sistemas antiquados e que apresentam falhas mais facilmente, como as planilhas de gestão financeira.

Em vez disso, podem considerar soluções inovadoras e que custam pouco como sistemas de controle financeiro, onde é possível centralizar a informação do financeiro para organizar melhor os dados, evitar erros e prejuízos, além de economizar em tempo e recursos.

Os sistemas de gestão também podem ser aplicados a outras áreas, como comunicação empresarial, marketing e vendas. Ferramentas que gerenciam os clientes, a comunicação com eles e o fluxo de vendas existem também por preços muito acessíveis.

Além disso, elas também permitem maior assertividade nas estratégias, já que oferecem uma visão dos esforços empregados em conquistar e fidelizar os clientes da empresa.

Para cada empresa, dependendo do seu porte, orçamento ou área de atuação, vão existir sistemas de gestão na nuvem para facilitar o trabalho. Essas ferramentas podem ser mais completas ou mais simples, custar mais caro ou mais barato, então cabe aos gestores buscar a melhor solução que combine com seus objetivos.

Criação e edição de arquivos multimídia

Imagine que você está fazendo uma viagem e precisa atualizar rapidamente um número que estava incorreto em uma planilha. Ou editar rapidamente um arquivo de texto ou uma apresentação de slides que iria mostrar para um cliente.

Com a tecnologia na nuvem, é possível resolver facilmente esses problemas, usando ferramentas até mesmo gratuitas como o pacote do Google Docs.

Por lá é possível criar documentos multimídia, editá-los pelo computador ou celular, compartilhar com outras pessoas o acesso e até mesmo permitir a edição simultânea entre vários usuários.

Dessa forma, ninguém precisa ficar preso ao HD do computador e transportá-lo para todo lugar, o tempo todo. A poucos cliques de distância está a possibilidade de criar e compartilhar toda a informação necessária para a sua empresa.

Resumindo, então, a tecnologia em nuvem é uma tendência que veio para ficar. Oferecendo a combinação ideal de segurança, privacidade, praticidade e democratização do acesso, a nuvem pode trazer benefícios diversos para as empresas, não importa qual seja seu tamanho ou mercado.

Se você é um gestor ou está a frente de qualquer área de uma empresa, confie na nuvem para facilitar e otimizar os seus processos e estratégias.

Quer conhecer soluções inovadoras que usam a tecnologia em nuvem para facilitar cada passo do seu negócio? Conheça os produtos da Hinova.

A Hinova tem soluções para melhorar a sua gestão financeira, seus canais de comunicação corporativo e muito mais! Conheça aqui as nossas soluções.

Deixe seu comentário aqui

comentários