A fidelização no foco de sua gestão empresarial – por quê?
Toda empresa quer e precisa vender mais, mas a busca por um faturamento maior e uma gestão empresarial mais eficaz não pode parar aí.
Além de buscar um número mais expressivo de novos clientes, os gestores também precisam se preocupar em manter os clientes atuais. E a forma de fazer isso é o que chamamos de fidelização.
Fidelizar clientes significa conquistar quem já comprou uma vez o seu produto, convencê-lo a consumir novamente e se tornar fiel de verdade à sua marca. A fidelização é tão importante quando conquistar novos compradores – ou até mesmo mais.
Continue lendo para aprender a conquistar clientes cada vez mais fiéis e as vantagens dessa prática na sua gestão empresarial.
Por que a fidelização é importante na gestão empresarial
Vamos começar falando das vantagens da fidelização para a gestão empresarial com uma verdade importante: fidelizar clientes é mais barato do que conquistar novos consumidores.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que clientes satisfeitos compram mais de uma vez. Assim, todo esforço e investimento em marketing deixa de ser necessário – e pode ser empregado para conquistar um outro cliente enquanto isso.
Clientes fiéis também se tornam verdadeiros advogados da sua marca. Como podem comprovar a qualidade pois já compraram, os fiéis têm maior chance de indicar seus produtos ou serviços para seus amigos e familiares. Pense nisso como marketing gratuito e sem grandes esforços.
Além disso, apostar em fidelização pode significar o alcance de um grande objetivo das empresas: a receita recorrente. Ter uma receita recorrente e previsível é o que os gestores querem para equilibrar as contas, crescer e fazer uma estratégia de gestão financeira impecável.
Por fim, e da mesma forma que a receita recorrente garante o futuro, ela é uma ótima forma de sair do vermelho. Por mais que os gestores façam um controle financeiro impecável, poder contar com clientes fiéis fará a diferença.
Diante de eventuais dificuldades em bater as contas da empresa, a receita recorrente é o que pode salvar. Imagine ter, todo mês, um número de vendas garantido que será batido por clientes que estão sempre presentes!
Como fidelizar clientes
Na prática, fidelizar clientes também tem uma vantagem final importante: ações com essa finalidade custam muito pouco ou são até mesmo gratuitas. Veja então algumas dicas de como melhorar a sua gestão empresarial com foco em fidelização de clientes:
Meça e invista na satisfação dos clientes
Ouvir o cliente é importante para conseguir sua fidelidade. Realize pesquisas de satisfação pós-compra para avaliar se o consumidor gostou do serviço, voltaria a comprar e o que mais de feedback ele tem a dizer.
Insights valiosos podem sair da opinião dos seus consumidores com um simples questionário de satisfação.
Ofereça um atendimento impecável – do início ao fim
O atendimento conta muito em qualquer tipo de empresa. Não importa se o seu negócio tem vendedores, uma atendimento virtual ou até chatbots atendendo o público – garanta sempre que os consumidores serão bem tratados desde o momento em que conhecem sua empresa até o pós-compra.
Trabalhe para surpreender e melhorar a experiência
É comum ouvir que vivemos atualmente na era da experiência. Com clientes cada vez mais exigentes e cheios de opções de empresas das quais comprar, o que o mercado pede é experiências de compra únicas e memoráveis.
Não basta entregar um produto de qualidade, você também precisa fazer com que toda a jornada do cliente, desde a descoberta da sua solução, seja agradável e inesquecível. Busque sempre conhecer o seu cliente e suas necessidades para prever o que ele quer antes mesmo que ele saiba.
Organize sua estratégia
Trabalhar a fidelização de clientes faz parte da rotina de gestão empresarial de uma empresa. Por isso, esteja alinhado junto às equipes de marketing e vendas no sentido de buscar os consumidores mais fiéis.
Todas as áreas da organização precisam absorver essa necessidade de conquistar o consumidor e trabalhar juntas para isso. Assim, desde o financeiro e os executivos até a equipe responsável pelo atendimento terão a ganhar juntos.
Quer fazer uma gestão empresarial e dos seus clientes de forma muito mais completa? Então aposte em um sistema de gestão financeira.
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